Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Diversos estudos têm mostrado que o vínculo do ser humano com a natureza vem sendo enfraquecido por diversos motivos. Esse afastamento com a natureza pode ter um efeito prejudicial sobre a compreensão, as atitudes e as ações humanas e, consequentemente, acentuar a destruição do ambiente natural, além de efeitos prejudiciais à própria saúde humana. Em virtude disso, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexõe ...
Diversos estudos têm mostrado que o vínculo do ser humano com a natureza vem sendo enfraquecido por diversos motivos. Esse afastamento com a natureza pode ter um efeito prejudicial sobre a compreensão, as atitudes e as ações humanas e, consequentemente, acentuar a destruição do ambiente natural, além de efeitos prejudiciais à própria saúde humana. Em virtude disso, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza. Para isso, realizou-se um estudo de levantamento a partir de questionários com estudantes do Ensino Fundamental II, de duas escolas do município de Novo Hamburgo. As respostas foram tabuladas no software SPPS e analisadas estatisticamente. Verificou-se que os alunos têm contato frequente com a natureza, mas não necessariamente intencional. Relatam também algum sentimento de conexão com o meio ambiente, o que parece estar relacionado às atitudes em prol da natureza. Entretanto, à medida que avançam os anos escolares, esse sentimento diminui. Os alunos apontam que a internet, a família e a escola são as maiores fontes de informação sobre o meio ambiente, porém apresentaram conhecimento fragmentado das questões ambientais e tiveram dificuldades para fazer relações entre conceitos e situações do seu cotidiano. Diante disso, o presente estudo aponta a importância da escola e da implantação de uma Educação Ambiental em que os aspectos afetivos possam ser englobados às propostas de intervenção pedagógica, promovendo mais pontos de contato entre as crianças e a natureza, pois o desenvolvimento de laços profundos e significativos com o ambiente natural podem ser determinantes para a tomada de consciência ambiental e o desenvolvimento do comportamento de conservação da natureza. ...
Abstract
Several studies have shown that the human bond with nature has been weakened for several reasons. This segregation from nature may have a long-term detrimental effect on human understanding, attitudes, and actions, and consequently on increasing the destruction of the natural environment, as well as the prejudicial effects on health. As a result, the general objective of this research is to carry out a study about the perceptions of elementary students about their connections with nature. For t ...
Several studies have shown that the human bond with nature has been weakened for several reasons. This segregation from nature may have a long-term detrimental effect on human understanding, attitudes, and actions, and consequently on increasing the destruction of the natural environment, as well as the prejudicial effects on health. As a result, the general objective of this research is to carry out a study about the perceptions of elementary students about their connections with nature. For that, a questionnaire was prepared for students from Elementary School II of two schools in Novo Hamburgo. The results were tabulated in the SPPS software and analyzed statistically. It was verified that students have frequent contact with nature, but not necessarily intentional, in addition to reporting a sense of connection with the environment and this seems to be related to attitudes towards nature. However, as the school years progresses, that feeling diminishes. The students point out that the internet, family and school are the main sources of information about the environment, but they presented fragmented knowledge of the environmental issues and had difficulties to make relationships between concepts and situations of their daily life. Therefore, the present study points out the importance of school and the implementation of an Environmental Education in which the affective aspects can promote pedagogical actions, promoting more events where children can be surrounded by nature, since the development of deep and significant bonds with the natural environment can be determinant for environmental awareness and the development of conservation behavior. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License