Ensenãnza de la Física - ProFis |
Envíos recientes
-
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
(2019) [Tesis de maestría]O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ... -
Resolução de problemas abertos : uma proposta para o ensino de Física Quântica
(2019) [Tesis de maestría]Este trabalho tem por objetivo produzir uma estratégia metodológica para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, aperfeiçoando algumas habilidades, como: investigar, interpretar, resolver e formular problemas. Pretende-se ... -
A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
(2019) [Tesis de maestría]Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas ... -
Ensinando termodinâmica e mecânica estatística : estimativas para o rendimento dos motores de Ciclo Otto
(2019) [Tesis de maestría]Embora a Mecânica Estatística constitua o pré-requisito fundamental da Termodinâmica, esse assunto é introduzido de forma bastante formal. Como consequência, alguns tópicos interessantes em Fenômenos de Transporte e Química ... -
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
(2019) [Tesis de maestría]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ... -
Implementação de metodologias ativas : aprendizagem baseada em projetos em aulas de física sobre acústica no ensino médio à luz dos campos conceituais
(2019) [Tesis de maestría]Percebendo a dificuldade dos estudantes nos tópicos de ondulatória e, principalmente, no estudo das ondas sonoras em tubos abertos, foi pensada a realização de uma sequência didática que abordasse o tema utilizando como ... -
Sequências didáticas significativas para o ensino do Princípio de Arquimedes integrando teoria e experimento
(2018) [Tesis de maestría]As sequências didáticas constituem-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que uma sucessão de procedimentos pré-estabelecidos tende a desenvolver uma linha de raciocínio nas estruturas cognitivas do estudante de ... -
Simulação da interação entre partículas e campos eletromagnéticos
(2018) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta novos pacotes computacionais concebidos para introduzir um conceito fundamental em eletromagnetismo: a interação entre partículas e campos. O esquema proposto descreve duas classes básicas de cenários ... -
O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem
(2018) [Tesis de maestría]Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e ... -
Tópicos em Astronomia no primeiro ano do Ensino Médio
(2018) [Tesis de maestría]Esta dissertação apresenta as etapas de desenvolvimento de uma sequência didática para o Ensino de Física tendo a Astronomia como tema motivador. As atividades propostas e conteúdos trabalhados foram elaborados visando a ...