Aliando gênero e Física : um produto didático sobre quantidade de movimento e visibilidade da mulher na Ciência
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Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Desafios diários são enfrentados nas escolas por professores de todas as disciplinas, tais como a adequação às tecnologias, falta de engajamento dos alunos e sobrecarga de trabalho. Na Física, apresentam-se os mesmos problemas acrescidos do desinteresse dos alunos pela disciplina, muitas vezes gerado pela ênfase na memorização de fórmulas e pela falta de contextualização dos conceitos trabalhados. Além disso, existem conteúdos que, embora sejam relevantes, acabam sendo “ocultados” da sala de au ...
Desafios diários são enfrentados nas escolas por professores de todas as disciplinas, tais como a adequação às tecnologias, falta de engajamento dos alunos e sobrecarga de trabalho. Na Física, apresentam-se os mesmos problemas acrescidos do desinteresse dos alunos pela disciplina, muitas vezes gerado pela ênfase na memorização de fórmulas e pela falta de contextualização dos conceitos trabalhados. Além disso, existem conteúdos que, embora sejam relevantes, acabam sendo “ocultados” da sala de aula, como o estudo da quantidade de movimento. Entre outros fatores, o excesso de tempo no estudo da cinemática, a dificuldade dos alunos em lidar com o formalismo matemático e a opção por outros temas da mecânica acabam levando a essa ausência. Há também a falta da contextualização histórica e social, na forma como é ensinada, e temas como a visibilidade da mulher na Ciência, que apesar de identificada pelos alunos, raramente repercute entre eles ou ganha espaço para discussão na sala de aula. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é oportunizar que o aluno possa ser protagonista do seu aprendizado, compreendendo os princípios físicos relativos à quantidade de movimento e engajando-se em discussões acerca dos estereótipos de gênero no contexto da Ciência. Para tanto, utiliza-se como estratégia metodológica a narrativa, a criação de podcast, os debates, as ferramentas tecnológicas (Kahoot, Mentimeter, Google Formulário, Google Sala de Aula) e as atividades experimentais. A proposta foi implementada em três turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Mesmo com perfis de turma diferentes (quantidade de entregas, participação em aula, frequência dos estudantes) o engajamento nas atividades foi notável, demonstrando que explorar novas estratégias de ensino na disciplina de Física podem dar bons resultados e gerar mudanças em suas concepções da realidade. Um texto foi construído com os alunos e tarefas foram solicitadas, com o intuito de fazê-los participarem efetivamente do seu processo de aprendizagem. A narrativa foi utilizada como uma ferramenta condutora para introdução de questões relacionadas à equidade de gênero e como introdução para o conceito quantidade de movimento. O podcast é o formato escolhido para a apresentação do que foi entendido das discussões em aula sobre gênero e as ferramentas tecnológicas permearam a sequência, medindo o conhecimento dos estudantes nas atividades. A partir do experimento que aborda a quantidade de movimento de esferas de aço, os estudantes puderam ainda colocar em prática o conhecimento adquirido, testando o que aprenderam e revisando o conteúdo. A combinação de conceitos teóricos e práticos na sala de aula, com a discussões sobre gênero da ciência, melhoram a experiência de aprendizado dos estudantes. Esses elementos não só fortalecem a compreensão dos alunos dos princípios da física, mas também promovem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e engajado. ...
Abstract
School teachers from all subjects face daily challenges, such as technology adaptation, lack of student engagement, and work overload. On Physics classes, the same problems appear, adding students' disinterest in the subject, which can be related to the emphasis on formulae memorization and the lack of context, considering the concepts studied in the classroom. Also, some contents, although relevant to the subject, ended up "concealed" in the classroom context, such as the Momentum study. Among ...
School teachers from all subjects face daily challenges, such as technology adaptation, lack of student engagement, and work overload. On Physics classes, the same problems appear, adding students' disinterest in the subject, which can be related to the emphasis on formulae memorization and the lack of context, considering the concepts studied in the classroom. Also, some contents, although relevant to the subject, ended up "concealed" in the classroom context, such as the Momentum study. Among several other factors, the time dedicated to Cinematics study, which can be too much, the hardship students face when they have to deal with the much too formal mathematics formulae vocabulary, and the choice for other themes on Mechanics subject, leads to the absence of any discussion concerning the Momentum topic. There is also the lack of historical and social contextualization, taking into account the approach employed in the classroom, and themes like Gender Visibility in science, even though recognized by the students, rarely reach a meaningful repercussion among them, not being discussed in the classroom. Therefore, the main object of this work is to allow the students a moment where they can be the protagonists of their learning process. This way, they can comprehend Momentum Physics concepts, to feel assured when discussing science gender stereotypes. Then, a narrative methodological strategy is employed, with many other approaches such as podcast production, debates, technological tools (Kahoot, Mentimeter, Google Forms, Google Classroom), and experimental activities. This project was implemented as a teaching proposal, in three freshman high school class groups, in a public school. Despite the differences between the three first-year class groups profiles (school activities finished and handed over, class participation, students frequency), the tasks engagement was remarkable, showing that the use of new approaches to teaching Physics come up with excellent results providing the changes needed on every reality assumptions the students might have. Considering the didactic product, even without the use of online resources, we realized that other types of tools are efficient, as well, such as printed activities, poster crafting, collages, student presentations, debates, and recycled material experimentation. This material can be made according to the school, teachers, class groups and students context (financial and social mainly), considering that the discussions implied in the topics mentioned show the product's essence. The theoretical and practical concepts combination in the classes, with the gender in science discussion, can improve the students learning experience. These elements not only foster the students comprehension about the main topics on Physics, but also promote a learning environment, inclusive and engaged. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
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Multidisciplinar (2561)
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