• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Ensino de Física - ProFis por Assunto 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Ensino de Física - ProFis
  • Navegação Ensino de Física - ProFis por Assunto
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Ensino de Física - ProFis
  • Navegação Ensino de Física - ProFis por Assunto
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Ensino de Física - ProFis por Assunto "Aprendizagem significativa"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-14 de 14

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Aprendizagem baseada em projetos no ensino de física : uma proposta de website como recurso potencialmente significativo no estudo de acústica 

      Rizzo, Adrian Luiz (2022) [Dissertação]
      Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ...
    • As barragens de rejeitos no Brasil : uma proposta de ensino de hidrostática significativa crítica 

      Silva, Tiago Antônio Gomes da (2022) [Dissertação]
      A proposta desta dissertação refere-se ao ensino do conteúdo de Hidrostática, com contribuições do aspecto sociocientífico, que acolhe questões sociais relacionadas a conhecimentos científicos atuais: barragens de rejeitos. ...
    • O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem 

      Germano, Cláudia Fraga (2018) [Dissertação]
      Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e ...
    • Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita 

      Rosa, Milena Teixeira da (2020) [Dissertação]
      O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico ...
    • A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio 

      Fleck, Jeferson Albino (2020) [Dissertação]
      O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados ...
    • Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa 

      Bastos, Alexandre Gatelli (2020) [Dissertação]
      Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de ...
    • Ondas mecânicas : uma cartilha e sequência didática para o Ensino Médio 

      Silva, Matheus Pires da (2023) [Dissertação]
      Como é bem conhecido, no ensino médio o ensino da física ainda ocorre majoritariamente com a exploração de conteúdos como a cinemática e as leis de Newton. Por outro lado, na BNCC do Ensino Médio, a área de Ciências da ...
    • Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento 

      Bairros, Andersson Geraldo (2019) [Dissertação]
      O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ...
    • O RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médio 

      Buffon, Fábio (2021) [Dissertação]
      A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a ...
    • Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental 

      Pan, Karen (2023) [Dissertação]
      Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de ...
    • Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista 

      Staub Junior, Carlos Roberto (2019) [Dissertação]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ...
    • Sequências didáticas significativas para o ensino do Princípio de Arquimedes integrando teoria e experimento 

      Steinmetz, Carlos Alberto (2018) [Dissertação]
      As sequências didáticas constituem-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que uma sucessão de procedimentos pré-estabelecidos tende a desenvolver uma linha de raciocínio nas estruturas cognitivas do estudante de ...
    • A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos 

      Santos, Andrios Bemfica dos (2019) [Dissertação]
      Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas ...
    • Uso do tubo de raios catódicos como ferramenta experimental no ensino básico para estudo da força magnética 

      Mello, Giovane Irribarem de (2024) [Dissertação]
      Neste trabalho é apresentado e avaliado um produto educacional aplicado ao ensino médio, com uma sequência didática de ensino sobre a força magnética, caso particular da força de Lorentz, apoiada nos princípios da teoria ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS