Aprendizagem baseada em projetos no ensino de física : uma proposta de website como recurso potencialmente significativo no estudo de acústica
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2022Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ao perfil discente atualmente almejado. Muitas vezes descritas como produtoras de conhecimentos desconexos, essas práticas costumam se fundamentar na apresentação expositiva do professor, na resolução de problemas repetitivos e descontextualizados e resultar na falta de prot ...
Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ao perfil discente atualmente almejado. Muitas vezes descritas como produtoras de conhecimentos desconexos, essas práticas costumam se fundamentar na apresentação expositiva do professor, na resolução de problemas repetitivos e descontextualizados e resultar na falta de protagonismo do aprendiz. Com a intenção de assegurar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais coerentes com as necessidades atuais, diversas pesquisas têm sugerido a adoção de metodologias ativas. Tais metodologias colocam o estudante no centro do processo de ensino e dão a ele voz e vez. Entre essas metodologias está a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que além de oportunizar efetivo protagonismo aos estudantes, costuma trabalhar com problemas autênticos promovendo capacidades ligadas ao trabalho colaborativo, à relevância social, entre outras. A partir disso, do reconhecimento da relação dos estudantes com a tecnologia e do alcance da internet, foi construído um website que reúne hipermídias de orientação a docentes interessados na Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), bem como uma proposta detalhada para uso da ABP na investigação de temas de Acústica. O produto educacional desenvolvido (website) conta com uma apresentação da ABP voltada ao público docente, explanação sobre diferentes estratégias didáticas a serem utilizadas com essa metodologia, entre outros recursos destinados a professores interessados na ABP. Conta ainda com uma seção pronta para ser usada pelo professor junto a seus alunos para a investigação de temas da Acústica por meio da ABP. Tal seção reúne diversos recursos didáticos tais como simulações computacionais, webquests, questionários, textos de apoio e playlist de vídeos sobre temas de acústica que podem ser acessados e utilizados diretamente pelo website, mesmo com o uso de dispositivos móveis. Considerando o contexto de aplicação do produto para o ensino híbrido ou presencial e tomando como bases a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a ABP, foi proposta ainda uma sequência didática implementada junto a uma turma de segundo ano do Ensino Médio cuja questão motriz foi: “Será mesmo que há uma característica universal da música ou um padrão nos instrumentos musicais?”. Tal questionamento ensejou o desafio de que os estudantes construíssem instrumentos musicais de baixo custo e razoável qualidade sonora na busca de que os mesmos pudessem ser usados em iniciativas educacionais de musicalização. Apoiado nos dados, verificou-se que a proposta promoveu engajamento, evolução conceitual ligada ao estudo da acústica e o desenvolvimento de capacidades ligadas ao trabalho colaborativo entre os estudantes. ...
Abstract
It is not unusual to find harsh criticism on the methodologies that do not encourage student protagonism in the learning process. They are usually evaluated as ineffective since it is not consistent with the desired profile of a good teacher today. Often described as producers of disconnected knowledge, these practices are usually based on the expository presentation of the teacher, in the resolution of repetitive and decontextualized problems, which results in the lack of protagonism of the le ...
It is not unusual to find harsh criticism on the methodologies that do not encourage student protagonism in the learning process. They are usually evaluated as ineffective since it is not consistent with the desired profile of a good teacher today. Often described as producers of disconnected knowledge, these practices are usually based on the expository presentation of the teacher, in the resolution of repetitive and decontextualized problems, which results in the lack of protagonism of the learner. Aiming to ensure that students will develop cognitive and social abilities according to the needs of modern society, several studies have suggested adopting active methodologies. These methodologies give them the chance to speak up and to be listened to. Project-Based Learning (PBL) is among these methodologies which, besides providing students with effective protagonism, usually works with real problems, promoting skills related to collaborative work, societal relevance, among others. Thus, based on the recognition of the students' relationship with technology and the broad reach of the internet, a website that brings together hypermedia to guide teachers interested in Project-Based Learning (PBL) has been created, as well as a detailed proposal for the use of PBL in the investigation of topics related to acoustics. The developed educational product (website) contains a PBL presentation targeted to teachers, an explanation of different didactic strategies that can be used with this methodology, among other resources intended for teachers interested in PBL. It also has a section already available for teachers to use with their students to investigate topics related to acoustics through PBL. This educational section brings together such resources as computer simulations, webquests, queries, an accompanying text, and a playlist of acoustic-related videos that can be accessed and used directly from the website even with mobile devices. Considering the context for applying the product in hybrid and presencial teaching, based on Ausubel’s Meaningful Learning theory and PBL, a teaching sequence was applied in the second year of High School, addressing the question: “Is there a universal characteristic of music or a pattern in musical instruments?” This question challenged the students to create inexpensive musical instruments with fairly good sonic quality, with the objective of using them in educational initiatives towards music. Based on the given data, it could be observed that this proposal promoted engagement, conceptual evolution concerning the study of acoustics, and the development of skills related to collaborative work among the students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Collections
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Multidisciplinary (2543)
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