Uso do tubo de raios catódicos como ferramenta experimental no ensino básico para estudo da força magnética
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Neste trabalho é apresentado e avaliado um produto educacional aplicado ao ensino médio, com uma sequência didática de ensino sobre a força magnética, caso particular da força de Lorentz, apoiada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa (T.A.S.) de Ausubel. O produto é constituído por um televisor de tubo no qual são realizadas modificações de baixo custo para demonstração em aula da regra de Fleming (regra da mão direita ou esquerda). O produto foi aplicado em uma turma da segund ...
Neste trabalho é apresentado e avaliado um produto educacional aplicado ao ensino médio, com uma sequência didática de ensino sobre a força magnética, caso particular da força de Lorentz, apoiada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa (T.A.S.) de Ausubel. O produto é constituído por um televisor de tubo no qual são realizadas modificações de baixo custo para demonstração em aula da regra de Fleming (regra da mão direita ou esquerda). O produto foi aplicado em uma turma da segunda série do ensino médio do colégio João Paulo I – unid. Sul e para avaliar o produto foram usadas ferramentas tecnológicas como TICs e um QUIZ para verificação do conhecimento prévio dos alunos. ...
Abstract
In this work, an educational product applied to high school is presented and evaluated, with a didactic teaching sequence about magnetic force, a particular case of the Lorentz Force, supported by the principles of Ausubel’s Theory of Meaningful Learning (T.A.S.). The product consist of a tube television in with low-cost modifications are made to demonstrate Fleming’s rule (right or left hand rule) in class. The product was applied to second grade high school class at João Paulo I School – Unit ...
In this work, an educational product applied to high school is presented and evaluated, with a didactic teaching sequence about magnetic force, a particular case of the Lorentz Force, supported by the principles of Ausubel’s Theory of Meaningful Learning (T.A.S.). The product consist of a tube television in with low-cost modifications are made to demonstrate Fleming’s rule (right or left hand rule) in class. The product was applied to second grade high school class at João Paulo I School – Unit. South and to evaluate the product, technological tools such as Information and Communication Technologies (ICTs) and a QUIZ were used to check students prior knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2688)
Este item está licenciado na Creative Commons License
