Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Vera Rosane Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2009-12-12T04:15:36Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17913pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação retrata o processo de implementação da LP 73/1999, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2004-2006, que institui Cotas nas Universidades. Esta pesquisa procura analisar como a reivindicação de Políticas Públicas e Ações Afirmativas demandadas pelo movimento negro são contempladas, e quais as contradições geradas para os sujeitos sociais que estão inseridos ou não no processo. Com base nas contradições e antagonismos de classe a pesquisa apresenta uma perspectiva educacional na busca do respeito à pluralidade e diversidade sócio-racial, e quais os caminhos que uma ação coletiva que reúne o Movimento Social Negro, Poder Público e uma Instituição de Ensino Superior, no caso a Universidade, possibilita para a Formação de Professores que leve em consideração o contate a dominação de classes e combate ao racismo, onde se possa vislumbrar uma sociedade com respeito à diversidade sócio-cultural Brasileira.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación trata del proceso de implementación de la Lei 73/1999, que instituye Cuotas en las Universidades, en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul en el período de 2004-2006. La preocupación de esta investigación es analizar como la reivindicación de POLÍTICAS PÚBLICAS Y ACCINES AFIRMATIVAS demandadas por el MOVIMENTO NEGRO son contempladas y cuales son los contradichos generados por las estructuras sociales para los sujetos sociales que están inseridos o no en el proceso de la lucha. En base en los contradichos y antagonismos de clase, esta pesquisa presenta una perspectiva educacional en la búsqueda del respeto a la pluralidad y a la diversidad socioracial. Presenta también los caminos que una acción colectiva que reúne el Movimiento Social Negro, el Poder Público y una Institución de Enseñanza Superior, la Universidad Federal do Rio Grande do Sul, posibilitan a la Formación de Profesores. Esa acción lleva en cuenta los contradichos de la dominación de clase y el combate al racismo, en lo que se pueda vislumbrar una sociedad que respete la diversidad sociocultural del pueblo Brasileño.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectClasees
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectRazaes
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectDiversidades
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectIgualdades
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titlePolíticas públicas e ações afirmativas na formação de professores : cotas uma questão de classe e raça : processo de implementação da Lei 73/1999 na UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000602580pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples