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Políticas públicas e ações afirmativas na formação de professores : cotas uma questão de classe e raça : processo de implementação da Lei 73/1999 na UFRGS
dc.contributor.advisor | Machado, Carmen Lúcia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Vera Rosane Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-12-12T04:15:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/17913 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação retrata o processo de implementação da LP 73/1999, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2004-2006, que institui Cotas nas Universidades. Esta pesquisa procura analisar como a reivindicação de Políticas Públicas e Ações Afirmativas demandadas pelo movimento negro são contempladas, e quais as contradições geradas para os sujeitos sociais que estão inseridos ou não no processo. Com base nas contradições e antagonismos de classe a pesquisa apresenta uma perspectiva educacional na busca do respeito à pluralidade e diversidade sócio-racial, e quais os caminhos que uma ação coletiva que reúne o Movimento Social Negro, Poder Público e uma Instituição de Ensino Superior, no caso a Universidade, possibilita para a Formação de Professores que leve em consideração o contate a dominação de classes e combate ao racismo, onde se possa vislumbrar uma sociedade com respeito à diversidade sócio-cultural Brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta disertación trata del proceso de implementación de la Lei 73/1999, que instituye Cuotas en las Universidades, en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul en el período de 2004-2006. La preocupación de esta investigación es analizar como la reivindicación de POLÍTICAS PÚBLICAS Y ACCINES AFIRMATIVAS demandadas por el MOVIMENTO NEGRO son contempladas y cuales son los contradichos generados por las estructuras sociales para los sujetos sociales que están inseridos o no en el proceso de la lucha. En base en los contradichos y antagonismos de clase, esta pesquisa presenta una perspectiva educacional en la búsqueda del respeto a la pluralidad y a la diversidad socioracial. Presenta también los caminos que una acción colectiva que reúne el Movimiento Social Negro, el Poder Público y una Institución de Enseñanza Superior, la Universidad Federal do Rio Grande do Sul, posibilitan a la Formación de Profesores. Esa acción lleva en cuenta los contradichos de la dominación de clase y el combate al racismo, en lo que se pueda vislumbrar una sociedad que respete la diversidad sociocultural del pueblo Brasileño. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.subject | Clase | es |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Raza | es |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Diversidad | es |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Igualdad | es |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e ações afirmativas na formação de professores : cotas uma questão de classe e raça : processo de implementação da Lei 73/1999 na UFRGS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000602580 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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