Princesa preta não existe : o ensino de arte entre telas e infâncias
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa discute aproximações entre infâncias, hipervisualidade e ensino de artes e culturas visuais, com o objetivo de refletir sobre a produção de fotografias e audiovisuais na educação infantil. Os aportes teóricos são os estudos da infância, do ensino das artes e culturas visuais e da audiovisualidade. A metodologia, de abordagem qualitativa, utilizou o método exploratório com um grupo de crianças. Para tal foi selecionada uma escola de educação infantil, situada na cidade de Porto Ale ...
Esta pesquisa discute aproximações entre infâncias, hipervisualidade e ensino de artes e culturas visuais, com o objetivo de refletir sobre a produção de fotografias e audiovisuais na educação infantil. Os aportes teóricos são os estudos da infância, do ensino das artes e culturas visuais e da audiovisualidade. A metodologia, de abordagem qualitativa, utilizou o método exploratório com um grupo de crianças. Para tal foi selecionada uma escola de educação infantil, situada na cidade de Porto Alegre (RS), e nesta um grupo de crianças do Jardim II, que no ano de 2015, realizaram e analisaram desenhos, fotografias e vídeos. Em forma de ensaio, esta dissertação aproxima-se das pesquisas exploratórias e narrativas, relacionando a experiência do pesquisador com os aportes teóricos dos campos relacionados. Concluiu-se que é oportuno propor exercícios com o uso de tecnologias de produção audiovisual na educação pré-escolar, de modo a auxiliar as crianças a se situarem na hipervisualidade em que estamos inseridos na contemporaneidade, permitindo um deslocamento do papel de consumidoras para os papéis de produtoras e leitoras de imagens e vídeos. ...
Abstract
This research discusses approximations between childhood, hypervisuality and teaching of arts and visual cultures, with the objective of reflecting on the production of photographs and audiovisuals in early childhood education. The theoretical contributions are the studies of childhood, the teaching of the arts and visual cultures and audiovisuality. The methodology, with a qualitative approach, used the exploratory method with a group of children. For that, a kindergarten school was selected, ...
This research discusses approximations between childhood, hypervisuality and teaching of arts and visual cultures, with the objective of reflecting on the production of photographs and audiovisuals in early childhood education. The theoretical contributions are the studies of childhood, the teaching of the arts and visual cultures and audiovisuality. The methodology, with a qualitative approach, used the exploratory method with a group of children. For that, a kindergarten school was selected, located in the city of Porto Alegre (RS), and a group of children from Kindergarten II, who in the year 2015, made and analyzed drawings, photographs and videos. In the form of an essay, this dissertation approaches exploratory and narrative research, relating the researcher's experience with the theoretical contributions of related fields. It was concluded that it is opportune to propose exercises with the use of audiovisual production technologies in pre-school education, in order to help the children to be in the hypervisuality in which we are inserted in the contemporaneity, allowing a displacement of the role of consumers to the roles of producers and readers of images and videos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License