Pedagogia da sonoridade : os modos de soar da música instrumental gaúcha
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese focaliza a ideia de sonoridade e sua centralidade no processo de produção de identidades de músicos compositores/artistas. O objetivo do trabalho é investigar como são escolhidos determinados modos de soar na constituição destes sujeitos, no âmbito do gênero musical que denomino como Música Instrumental Gaúcha. A partir das teorizações propostas pelos Estudos Culturais em Educação, busco compreender alguns processos de educação musical que vão além dos espaços escolares. Procuro, assi ...
Esta tese focaliza a ideia de sonoridade e sua centralidade no processo de produção de identidades de músicos compositores/artistas. O objetivo do trabalho é investigar como são escolhidos determinados modos de soar na constituição destes sujeitos, no âmbito do gênero musical que denomino como Música Instrumental Gaúcha. A partir das teorizações propostas pelos Estudos Culturais em Educação, busco compreender alguns processos de educação musical que vão além dos espaços escolares. Procuro, assim, entender como e quais instâncias e artefatos culturais atuam nesse processo como “pedagogos não-escolares”, analisando as relações que são estabelecidas em diferentes dimensões culturais nas quais práticas musicais são realizadas. Para isso, busquei fundamentação teórica em autores como Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini e Zygmunt Bauman, retomando conceitos como cultura, identidade, discursos, narrativas, representação e sonoridade. A partir deste aporte teórico, aprofundei o estudo sobre algumas narrativas historiográficas e discográficas que trazem elementos recorrentes nas representações da(s) cultura(s) e da(s) música(s) gaúcha(s). Para a construção do material empírico, realizei entrevistas com quatro músicos/compositores que possuem carreiras expressivas na esfera do gênero musical aqui estudado, com o intuito de compreender as negociações simbólicas que estes sujeitos realizam ao criarem seus próprios modos de soar. A análise aponta que há uma heterogeneidade de sonoridades que buscam representar a cultura gaúcha e que, apesar de encontrarmos algumas continuidades, as fronteiras entre o “soar” gaúcho –ou não gaúcho- são extremamente borradas. Neste contexto, observou-se que os músicos têm suas identidades constituídas a partir de um complexo processo que se efetiva desde práticas despretensiosas de utilizar o instrumento musical como um brinquedo, até o “ser” um profissional (artista/compositor). Os músicos, em suas narrativas, descrevem que suas trajetórias musicais são delineadas através do contato com diversas culturas musicais. Eles aprendem a tocar e atuam profissionalmente, em diferentes gêneros musicais − necessidade que a profissão, frequentemente, coloca para estes sujeitos. Neste contexto, os sujeitos aderem ao gênero Música Instrumental Gaúcha, e, ao mesmo tempo, apresentam sua própria sonoridade. Entre os cânones do gênero musical e outras múltiplas possibilidades musicais, o músico molda (e tem moldada) sua identidade. ...
Abstract
This thesis focuses on the idea of sonority and its centrality in the process of production of identities of musicians composers / artists. The objective of the work is to investigate how certain ways of sounding in the constitution of these subjects are chosen, within the scope of the musical genre that I call Music Instrumental Gaúcha. From the theories proposed by Cultural Studies in Education, I try to understand some processes of musical education that go beyond school spaces. I therefore ...
This thesis focuses on the idea of sonority and its centrality in the process of production of identities of musicians composers / artists. The objective of the work is to investigate how certain ways of sounding in the constitution of these subjects are chosen, within the scope of the musical genre that I call Music Instrumental Gaúcha. From the theories proposed by Cultural Studies in Education, I try to understand some processes of musical education that go beyond school spaces. I therefore try to understand how and what cultural instances and artifacts act in this process as "non-school pedagogues", analyzing the relationships that are established in different cultural dimensions, in which musical practices are performed. For this, I sought theoretical foundation in authors such as Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini and Zygmunt Bauman, retaking concepts such as culture, identity, speeches, narratives, representation and sonority. From this theoretical contribution, I deepened the study on some historiographical and discographic narratives that bring recurrent elements in the representations of the culture (s) and the music (s) of the gaúcha (s). For the construction of the empirical material, I conducted interviews with four musicians / composers who have expressive careers in the sphere of the musical genre studied here, in order to understand the symbolic negotiations that these subjects perform in creating their own ways of sounding. The analysis points out that there is a heterogeneity of sonorities that seek to represent the gaucho culture and that, although we find some continuities, the borders between the soar gaucho - or not gaucho - are extremely blurred. In this context, it has been observed that musicians have their identities constituted from a complex process that takes place from unpretentious practices of using the musical instrument as a toy, until the "being" a professional (artist / composer). The musicians, in their narratives, describe that their musical trajectories are delineated through the contact with diverse musical cultures. They learn to play and act professionally, in different musical genres, needs that the profession often poses for these subjects. In this context, the subjects belonging belong to the genre Música Instrumental Gaúcha, and, at the same time, present their own sonority. Between the canons of the musical genre and other multiple musical possibilities, the musician shapes (and has shaped) his identity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License