Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Sílvia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2009-08-15T04:17:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16920pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se as estratégias pedagógicas utilizadas como modo de atingir a presença cênica. Expõemse três eixos de análise para tornarem visíveis essas estratégias: eles dizem respeito 1. às ações cotidianas e às ações ritualizadas que são observadas nas aulas; 2. à consciência como um modo de presença, a partir dos usos de diferentes cuidados com o corpo; e, 3. às estratégias que vão além das questões técnicas. Esta dissertação sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation discusses pedagogical strategies used by three teachers of dance to make their pupils obtain scenic presence. The empirical material was constituted by a few observations of classes of dance teachers (Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo and Simonne Rorato) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, in the form of a ethnographic journal. Eight lessons of each teacher had been observed, carried through an interview with each one of them. It was made a photographic register. The text analyzes those pedagogical strategies - considered as a way to obtain scenic presence - from three axles: 1. everyday and ritualized actions as observed in the lessons; 2. the consciousness as a way to the presence - that would be obtained from the use of different cares with the body; and, 3. other kinds of strategies - not only technical. The text suggests that the pedagogical strategies used by those three teachers of dance designs contemporary forms of being dance teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectScenic presenceen
dc.subjectEthnographyen
dc.titlePara além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar alipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000708101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples