Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
dc.contributor.advisor | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Sílvia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-08-15T04:17:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/16920 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se as estratégias pedagógicas utilizadas como modo de atingir a presença cênica. Expõemse três eixos de análise para tornarem visíveis essas estratégias: eles dizem respeito 1. às ações cotidianas e às ações ritualizadas que são observadas nas aulas; 2. à consciência como um modo de presença, a partir dos usos de diferentes cuidados com o corpo; e, 3. às estratégias que vão além das questões técnicas. Esta dissertação sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following dissertation discusses pedagogical strategies used by three teachers of dance to make their pupils obtain scenic presence. The empirical material was constituted by a few observations of classes of dance teachers (Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo and Simonne Rorato) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, in the form of a ethnographic journal. Eight lessons of each teacher had been observed, carried through an interview with each one of them. It was made a photographic register. The text analyzes those pedagogical strategies - considered as a way to obtain scenic presence - from three axles: 1. everyday and ritualized actions as observed in the lessons; 2. the consciousness as a way to the presence - that would be obtained from the use of different cares with the body; and, 3. other kinds of strategies - not only technical. The text suggests that the pedagogical strategies used by those three teachers of dance designs contemporary forms of being dance teacher. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | en |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Scenic presence | en |
dc.subject | Ethnography | en |
dc.title | Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000708101 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7373)Education (2475)