Alunos negros e com deficiência : uma produção social de duplo estigma
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a produção de estigma em alunos negros e com deficiência no espaço escolar. As questões norteadoras foram: como são as experiências das pessoas negras e com deficiência na nossa sociedade? Como estes sujeitos habitam o espaço escolar? Estas questões são debatidas no campo da educação? Como é ser aluno negro e com deficiência na escola? Um aluno negro e com deficiência pode enfrentar duplamente estigmas no cotidiano do espaço escolar? Trata-se de uma pesqu ...
Este estudo teve como objetivo analisar a produção de estigma em alunos negros e com deficiência no espaço escolar. As questões norteadoras foram: como são as experiências das pessoas negras e com deficiência na nossa sociedade? Como estes sujeitos habitam o espaço escolar? Estas questões são debatidas no campo da educação? Como é ser aluno negro e com deficiência na escola? Um aluno negro e com deficiência pode enfrentar duplamente estigmas no cotidiano do espaço escolar? Trata-se de uma pesquisa qualitativa cartografada na micropolítica dos encontros usando entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro de perguntas abertas, organizadas em três eixos temáticos: aluno negro e as políticas públicas para as relações étnico-raciais na educação; aluno com deficiência e as políticas públicas em Educação Especial Inclusiva; aluno negro e com deficiência: o duplo estigma. As entrevistas foram realizadas com professoras e gestoras da rede municipal de Novo Hamburgo/RS. A fundamentação teórica se apóia em aspectos históricos acerca das relações sociais estabelecidas a respeito da população negra e das pessoas com deficiência no Brasil. Assim como no resgate histórico de legislações referentes ao tema, com ênfase aos avanços a respeito das possibilidades de acesso e permanência de ambos os recortes populacionais na educação. É também desenvolvido o conceito de estigma a partir de Goffman (1988) e de duplo estigma, entendido como possibilidade de exclusão social ainda maior na vida do público-alvo desta pesquisa. Os discursos foram organizados por meio dos três eixos temáticos, sendo identificada a existência de produção social de duplo estigma, vivenciada por alunos negros e com deficiência, no espaço escolar. ...
Abstract
This study aimed to analyze the production of stigma regarding black and disabled students in at the school space. The main issues were: how are the experiences of black people and disabled in our society? How do these subjects inhabit the school space? Are these issues discussed in the educational field? What is it like to be a black and disabled student in school? A black student with disabilities may doubly face stigmas in the everyday life of the school space. This is a qualitative research ...
This study aimed to analyze the production of stigma regarding black and disabled students in at the school space. The main issues were: how are the experiences of black people and disabled in our society? How do these subjects inhabit the school space? Are these issues discussed in the educational field? What is it like to be a black and disabled student in school? A black student with disabilities may doubly face stigmas in the everyday life of the school space. This is a qualitative research charted in the micro-politics of meetings using semi-structured interviews from a script of open questions, organized in three thematic axes: black student and the public policies for ethnic-racial relations in education; disabled student and the public policies on Inclusive Special Education; black and disabled student: the double stigma. The interviews were held with teachers and managers of municipal schools in Novo Hamburgo/RS. The theoretical foundation relies on historical aspects of the social relations established regarding the black population and the people with disabilities in Brazil, as well as on the historical rescue of laws pertaining to the topic, with emphasis on developments regarding the accessibility and permanence of both population groups in education. It is also developed the concept of stigma from Goffman (1988) and the double stigma, understood as an even greater possibility of social exclusion in the life of these subjects. The speeches were organized in three thematic axes, and we could identify the existence of social production of double stigma, experienced by black and disabled students in the school space. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License