Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
dc.contributor.advisor | Corazza, Sandra Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Olini, Polyana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-07T02:37:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/163815 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Thesis carries out an noodramatization of the curriculum’s images from project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. This Project is a integral part of Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, developed between 2011-2014, in four nuclei of public higher education institutions – UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE –, performed under the coordination of Education Faculty/UFRGS. It question, analyze and rebuild image vivified in curriculum, through movements of research marked by Method of Dramatization by Deleuze. It makes this method a starting point for demonstrating – with Corazza, Derrida and Haroldo de Campos – the existence of a drama in the translate gestures of the curriculum. When it shows its masks and becomings, it reformulates curricular images in a composition of three planes: documentary, procedural and dramaticnoologyc. Therefore, after receiving the Writreadings curriculum as an heritage, open to the creation of the new, it transcribes in an arche-archive, compromised with the reading, with the writing and with the future. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Writreadings | en |
dc.subject | Filosofia da diferença | pt_BR |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Noodramatization | en |
dc.subject | Arche-archive | en |
dc.title | Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras | pt_BR |
dc.title.alternative | Noodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archive | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001025531 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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