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dc.contributor.advisorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorOlini, Polyanapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-07T02:37:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163815pt_BR
dc.description.abstractEsta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir.pt_BR
dc.description.abstractThis Thesis carries out an noodramatization of the curriculum’s images from project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. This Project is a integral part of Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, developed between 2011-2014, in four nuclei of public higher education institutions – UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE –, performed under the coordination of Education Faculty/UFRGS. It question, analyze and rebuild image vivified in curriculum, through movements of research marked by Method of Dramatization by Deleuze. It makes this method a starting point for demonstrating – with Corazza, Derrida and Haroldo de Campos – the existence of a drama in the translate gestures of the curriculum. When it shows its masks and becomings, it reformulates curricular images in a composition of three planes: documentary, procedural and dramaticnoologyc. Therefore, after receiving the Writreadings curriculum as an heritage, open to the creation of the new, it transcribes in an arche-archive, compromised with the reading, with the writing and with the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectWritreadingsen
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectNoodramatizationen
dc.subjectArche-archiveen
dc.titleNoodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituraspt_BR
dc.title.alternativeNoodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archiveen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001025531pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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