Tutoria de sede na educação a distância : o olhar discente
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo procura analisar a função do tutor de sede no atendimento às necessidades dos alunos na Educação a Distância por meio de teoria desenvolvida pelo psicanalista D. W. Winnicott, mais especificamente a partir do conceito de “mãe suficientemente boa”. O trabalho investiga a influência dessa função na construção de um espaço potencial, importante para o desenvolvimento das aprendizagens. A coleta de dados se deu por meio do envio de questionário às alunas do curso de Pedagogia do P ...
O presente artigo procura analisar a função do tutor de sede no atendimento às necessidades dos alunos na Educação a Distância por meio de teoria desenvolvida pelo psicanalista D. W. Winnicott, mais especificamente a partir do conceito de “mãe suficientemente boa”. O trabalho investiga a influência dessa função na construção de um espaço potencial, importante para o desenvolvimento das aprendizagens. A coleta de dados se deu por meio do envio de questionário às alunas do curso de Pedagogia do Pólo de São Leopoldo do Programa de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), via correio eletrônico. Foram analisadas as respostas de dezesseis alunas. O estudo deixou claro que as funções psíquicas, apresentadas na constituição subjetiva do sujeito, estão presentes nos processos de ensino e de aprendizagem e devem ser consideradas também na Educação a Distância, principalmente quando pensamos no papel fundamental do tutor fazendo a ponte entre professor e aluno, entre teoria e prática. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de 2010..
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License