Tutoria de sede na educação a distância : o olhar discente
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Date
2010Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo procura analisar a função do tutor de sede no atendimento às necessidades dos alunos na Educação a Distância por meio de teoria desenvolvida pelo psicanalista D. W. Winnicott, mais especificamente a partir do conceito de “mãe suficientemente boa”. O trabalho investiga a influência dessa função na construção de um espaço potencial, importante para o desenvolvimento das aprendizagens. A coleta de dados se deu por meio do envio de questionário às alunas do curso de Pedagogia do P ...
O presente artigo procura analisar a função do tutor de sede no atendimento às necessidades dos alunos na Educação a Distância por meio de teoria desenvolvida pelo psicanalista D. W. Winnicott, mais especificamente a partir do conceito de “mãe suficientemente boa”. O trabalho investiga a influência dessa função na construção de um espaço potencial, importante para o desenvolvimento das aprendizagens. A coleta de dados se deu por meio do envio de questionário às alunas do curso de Pedagogia do Pólo de São Leopoldo do Programa de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), via correio eletrônico. Foram analisadas as respostas de dezesseis alunas. O estudo deixou claro que as funções psíquicas, apresentadas na constituição subjetiva do sujeito, estão presentes nos processos de ensino e de aprendizagem e devem ser consideradas também na Educação a Distância, principalmente quando pensamos no papel fundamental do tutor fazendo a ponte entre professor e aluno, entre teoria e prática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de 2010..
Collections
-
Humanities (1949)
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