Envelhecimento do atleta : a dinâmica entre perdas e ganhos e suas aprendizagens na prática do esporte
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Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A dissertação pretende investigar como atletas máster do sexo masculino, praticantes de corrida percebem e se adaptam às alterações do processo de envelhecimento ao longo dos anos de treinos e competições esportivas. Utilizando a abordagem da psicologia do desenvolvimento, 83 atletas foram avaliados (idades entre 45 e 78 anos) através do inventário Soc para verificar se este grupo de sujeitos utiliza as estratégias de planejamento de vida de seleção: eletiva (SE) ou baseada em perdas (SBP), oti ...
A dissertação pretende investigar como atletas máster do sexo masculino, praticantes de corrida percebem e se adaptam às alterações do processo de envelhecimento ao longo dos anos de treinos e competições esportivas. Utilizando a abordagem da psicologia do desenvolvimento, 83 atletas foram avaliados (idades entre 45 e 78 anos) através do inventário Soc para verificar se este grupo de sujeitos utiliza as estratégias de planejamento de vida de seleção: eletiva (SE) ou baseada em perdas (SBP), otimização (O) e compensação (C) propostas por Baltes e Baltes (1990). Posteriormente, onze atletas (média de idade 59,91 ± 10,58 anos) que obtiveram score no inventário entre 9 e 12 pontos, ou seja, atletas com maior preferência ao uso das estratégias Soc, foram convidados a preencherem um questionário e a realizarem uma entrevista semi-estruturada, a fim de verificar como selecionam, otimizam e compensam as ações no esporte. Através dos dados provenientes da triagem dos atletas, o grupo se mostrou como utilitário e reagente ao modelo Soc (média de preferência de uso das estratégias 8,69 ± 1,86 pontos). Os dados provenientes das entrevistas demonstraram que os atletas utilizaram as estratégias para superar perdas/dificuldades e com isso permanecerem na prática da corrida ou melhorarem a performance esportiva — SE: não utilização do álcool na semana da prova; SBP: redefinição da estratégia de treinamento; O: treino de musculação; C: utilização de modalidades terapêuticas. Além disso, as aprendizagens advindas da prática esportiva foram uma estratégia adaptativa adicional que promoveu crescimento pessoal e no esporte. ...
Abstract
This work investigates how male master race athletes feel changes and adapt themselves to aging process along the years of training and competitions. Bases upon developing psychology we analysed 83 athletes (aged from 45 to 78) by using SOC procedures to find whether they make use of life planning strategies of: elective selection (ES), los-based selection (LBS), optimization (O) and compensation (C) suggested by Baltes & Baltes (1990). Later on, eleven athletes (aged from 59,91 to ± 10,58) who ...
This work investigates how male master race athletes feel changes and adapt themselves to aging process along the years of training and competitions. Bases upon developing psychology we analysed 83 athletes (aged from 45 to 78) by using SOC procedures to find whether they make use of life planning strategies of: elective selection (ES), los-based selection (LBS), optimization (O) and compensation (C) suggested by Baltes & Baltes (1990). Later on, eleven athletes (aged from 59,91 to ± 10,58) who scored from 9 to 12, that is, those who use SOC strategies, were asked to fill in a questionnaire and to have a semi-structured interview, so we could see how they select, optimize and compensate their actions in sports. Through data from athletes’ screening, the group was considered suitable and reactive to SOC model (8,69 ± 1,86 scores as preference average). Data from interviews showed that athletes used these strategies to overcome loss/difficulties in order to keep on running or to improve their performance – ES: no use of alcohol a week before competition; LBS: redefinition of training strategies; O: working out; C: use of therapeutic training. In addition, the learning which came from sports was further an adaptive strategy which supported individual growth and improvement in sports. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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