A literatura de Ariano Suassuna na tv : um estudo de formação estética
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação trata de relações entre mídia e educação; de forma mais específica, analisa as minisséries televisivas O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, a partir das quais estabelece articulações, tendo como foco a formação estética. Pergunta-se de que modo as duas produções televisivas permitem, através de seus personagens e enredos, estudos sobre formas de se trabalhar o olhar, sobre modos de ver o mundo e as pessoas, de maneira mais ampla e sensível. Ao analisar a linguagem te ...
A presente dissertação trata de relações entre mídia e educação; de forma mais específica, analisa as minisséries televisivas O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, a partir das quais estabelece articulações, tendo como foco a formação estética. Pergunta-se de que modo as duas produções televisivas permitem, através de seus personagens e enredos, estudos sobre formas de se trabalhar o olhar, sobre modos de ver o mundo e as pessoas, de maneira mais ampla e sensível. Ao analisar a linguagem televisiva das duas minisséries, de acordo com estudos de formação estética, também se discute a importância da arte na educação da sensibilidade estética, como uma construção social e cultural mediadora de saberes. A análise da estrutura das minisséries, da sua sintaxe e de suas muitas formas de narrar, também foi articulada ao conceito de estética da existência, de Michel Foucault, para quem a vida dos homens também deve ser uma obra de arte. Como resultado dessa análise, a presente dissertação destaca a estrutura narrativa de O Auto da Compadecida e de A Pedra do Reino como espaços de reflexão sobre novos modos de analisar relações humanas e sociais. Também se evidencia nas ações dos personagens estudados uma busca de constituição da própria vida como obra de arte, através de ações livres e criativas. Com esta pesquisa, destacamos a importância de investigar a mídia televisiva e as implicações éticas, estéticas e políticas que se fazem presentes em suas produções. ...
Abstract
This dissertation studies the relations between Media and Education; more specifically it analyses the television mini-series O Auto da Compadecida and A Pedra do Reino, and makes some articulations, focalizing the aesthetics formation. It wants to know how both television productions permit, through its characters and stories, studies about ways to work the look, about ways to see the world and the people, in a more wide and sensitive manner. The analysis about the two mini-series television l ...
This dissertation studies the relations between Media and Education; more specifically it analyses the television mini-series O Auto da Compadecida and A Pedra do Reino, and makes some articulations, focalizing the aesthetics formation. It wants to know how both television productions permit, through its characters and stories, studies about ways to work the look, about ways to see the world and the people, in a more wide and sensitive manner. The analysis about the two mini-series television language, according to aesthetics formation studies, also permits to discuss the importance of the art in the aesthetics sensibility formation, as a social and cultural construction mediator of knowledge. The analysis about the mini-series structure, about its syntax and narrative forms, also is articulated to the existence aesthetics concept of Michel Foucault, who believed that the men’s life also could be a work of art. As result of this analysis, this dissertation accents the narrative structure of O Auto da Compadecida and A Pedra do Reino as reflection spaces about new ways to analyse human and social relations. It also evidences, in the studied characters actions, a search to constitute the own life as a work of art, through free and creative actions. With this research, we point out the importance of investigating the television media and the ethics, aesthetics and politics implications present in its productions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
Este item está licenciado na Creative Commons License