Sentido e ausência de sentido no ensino de Jacques Lacan
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Na presente tese colocamos em questão a necessidade de um ensino fazer sentido para que o aprendizado se dê. Partindo do campo amplo do ensino, escolhemos nos restringir ao ensino da psicanálise e, neste, encontramos nosso leme no ensino de Jacques Lacan, sem perder, no entanto, o horizonte do ensino “puro e simples”. O estilo de Lacan e seu deslocamento em relação ao sentido guiam, então, esta tese; sua concepção de linguagem, sua abordagem em relação ao witz, assim como sua escolha pela topol ...
Na presente tese colocamos em questão a necessidade de um ensino fazer sentido para que o aprendizado se dê. Partindo do campo amplo do ensino, escolhemos nos restringir ao ensino da psicanálise e, neste, encontramos nosso leme no ensino de Jacques Lacan, sem perder, no entanto, o horizonte do ensino “puro e simples”. O estilo de Lacan e seu deslocamento em relação ao sentido guiam, então, esta tese; sua concepção de linguagem, sua abordagem em relação ao witz, assim como sua escolha pela topologia e pelos matemas como vias alternativas para o ensino formam, então, seu corpo. Para forjá-lo, debatemos a noção de sentido partindo do estatuto da linguagem em Lacan e sua lógica significante (com destaque para o witz e seu caráter paroquial) para, em seguida, colocar em diálogo dois princípios da linguagem e suas consequências para o ensino: o princípio de não contradição aristotélico e o princípio “não há relação sexual” lacaniano (com destaque para o ab-sens e o furo inscrito por ele na dialética sentido/non-sens). A discussão dos quatro discursos propostos por Lacan ganha, então, terreno e, com ela, o saber enquanto articulação significante. Tanto os discursos, quanto a topologia, fazem-se presentes na tese a fim de auxiliar o isolamento das consequências dos dois princípios da linguagem, já expostos, no ensino. Os primeiros apresentam os modos de se relacionar com o outro presentes tanto na clínica, quanto na cultura, já a segunda, mostra a estrutura mesma e forja um discurso sem palavras. Por fim, propomos, com esta tese, furar o lugar central ocupado pelo sentido nos ensinos baseados apenas no princípio de não contradição, e, assim, abrir espaço para a articulação entre lógica, cultura e estilo. ...
Résumé
Dans cette thèse nous mettons en question la nécessité de l'éinseigement faire sens pour qui l'apprentissage s’achève. En partant du champ ample de l'enseignement, nous avons choisi en le restreindre à l'enseignement de la psicanálise et, dans cet univers, nous trouvons notre leme dans l'enseignement de Jacques Lacan, sans perdre, pourtant, l'horizon de l'enseignement “pur et simple”. Le style de Lacan et son déplacement en relation au sens guident, alors, cette thèse; sa conception de langage, ...
Dans cette thèse nous mettons en question la nécessité de l'éinseigement faire sens pour qui l'apprentissage s’achève. En partant du champ ample de l'enseignement, nous avons choisi en le restreindre à l'enseignement de la psicanálise et, dans cet univers, nous trouvons notre leme dans l'enseignement de Jacques Lacan, sans perdre, pourtant, l'horizon de l'enseignement “pur et simple”. Le style de Lacan et son déplacement en relation au sens guident, alors, cette thèse; sa conception de langage, son rapport au witz, ainsi que son choix par la topología et par les matemas, comme des voies alternatives pour l'enseignement forment, alors, son corps. Pour le forger, nous abordons la notion de sens en partant du statut du langage en Lacan et sa logique signifiant (en soulignant le witz et son caractère paroquial) pour, ensuite, mettre en dialogue deux principes du langage et ses conséquences pour l'enseignement: le principe de contradiction aristotelicien et le principe “il n'y a pas de rapport sexuel” lacanian (en soulignant l'ab-sens et le trou inscrit par lui dans la dialectique sens/non-sens). La discussion des quatre discours proposés par Lacan gagne, alors, terrain et, avec elle, le savoir alors que articulation signifiant. Les discours et la topología, y son présents pour aider l'isolement des conséquences des deux principes du langage, déjà exposés, dans l'enseignement. Les premiers présentent les façons de se mettre en relation avec les autres, présent dans la clinique et dans la culture; la deuxième montre la structure même et, encore, elle forge un discours sans parole. Finalment, nous proposons, avec cette thèse, faire un trou dans la place centrale occupée par le sens dans les enseignements basés seulement dans le principe de contradiction, et, ainsi, ouvrir espace pour l’articulation entre logique, culture et style. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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