Navegação Linguística, Letras e Artes por Título
Resultados 120-139 de 145
-
O que os alunos sabem sobre “Coesão”?
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ... -
Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino
(2009) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, ... -
O reconhecimento do substantivo
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ... -
Referenciação no texto : o que há no livro didático
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ... -
Uma reflexão sobre a experiência estética do espetáculo teatral através da visão de seus criadores e público
(2005) [Trabalho de conclusão de especialização]Resumo não disponível -
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos ... -
Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ... -
Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ... -
As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ... -
Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ... -
Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, ... -
Subordinação e coordenação do período em redações de ensino médio
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho discute aspectos relativos a problemas de estrutura do período encontrados em textos escolares – particularmente, discute os problemas que se referem ao mau emprego dos processos de subordinação e de coordenação. ... -
Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ... -
Tempos verbais irregulares : uma proposta de exercício
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho aborda a temática dos verbos irregulares e tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de exercícios que terão como base as principais contribuições de gramáticos e de linguistas para ... -
O texto dissertativo argumentativo no ensino médio
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ... -
Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ... -
Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ... -
O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ... -
O uso do pretérito-mais-que-perfeito simples e composto : breve análise em textos jornalísticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho procura analisar o uso do pretérito mais-que-perfeito, simples e composto, do indicativo em textos dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, observando seu emprego na língua escrita. O objetivo é verificar como ... -
O valor semântico do prefixo 'em' em verbos parassintéticos análise de livros didáticos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Dentre a categoria geral dos verbos, há uma subclasse de formações parassintéticas formada por um pequeno conjunto de formas prefixais e sufixais. Entre essas formações, encontram-se os verbos iniciados pelo prefixo em-, ...