• Descrição do sintagma nominal em português 

      Fante, Ivana Pauletti (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo visa apresentar uma descrição do sintagma nominal em português brasileiro, partindo da importância do reconhecimento desse constituinte pela gramática tradicional a fim de tornar a descrição da língua mais clara ...
    • Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar 

      Souza, Gabrielle Perotto de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos ...
    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula 

      Silva, Gisleine Mello Varreira da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ...
    • Elementos Coesivos 

      Telles, Gabriela (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo relacionar questões relevantes à boa escrita de textos. Desta forma ele trata da coerência e coesão, aspectos da linguística textual que são fundamentais para a estruturação de um texto. ...
    • O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental 

      Corrêa, Renata Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ...
    • O ensino de leitura através da organização tópico-comentário 

      Moraes, Daiana Apollo de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ...
    • Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...
    • Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística 

      Dantas, Karine Mesquita (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...
    • Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum 

      Souza, Lucas Vitor Vilela (2020) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia nasce a partir do fluxo entre salas de aula, como estudante da Especialização em Práticas Curatoriais (PPGAV/IA – UFRGS) e como professor no Colégio Vicentino Santa Cecília. Na práxis desse fluxo, surge a ...
    • Enunciados da marcha das vadias : uma análise à luz das figuras de linguagem 

      Gomes, Bhia Tabert Marcondes de Moura (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Marcha das Vadias é um movimento contemporâneo organizado a partir da necessidade de discussão sobre os direitos e as lutas das mulheres na sociedade. O presente trabalho ressalta a importância dos discursos sociais, bem ...
    • Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar 

      Silva, Júlia Dias da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ...
    • Estratégias curatoriais : um estudo de caso da exposição "Geraldo de Barros - imaginário, construção e memória" 

      Amaral, Laura Guidali (2022) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo apresenta o estudo de caso da exposição “Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória”, buscando perceber quais dispositivos usados para construção e sustentação do discurso curatorial no caso. A partir ...
    • Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro 

      Secco, Anilore Fátima (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ...
    • Estudo de sujeito : uma proposta textual para o ensino médio 

      Souza, Sônia de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma proposta de unidade de ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Primeiramente, analisamos um capítulo de livro didático, que será adotado em uma escola da rede pública de Porto ...
    • Um estudo diacrônico da língua portuguesa a partir de notícias veiculadas em jornal há cem anos - 1911/2011 

      Barzotto, Silvana (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma contribuição para o ensino da língua portuguesa, no que se refere a sua história e evolução. Conforme Serafim da Silva Neto (1970), “as línguas são resultados de complexa evolução histórica ...
    • Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício 

      Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ...
    • O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach 

      Vieira, Leandro Rocha (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ...
    • Um estudo sobre a formação lexical com os sufixos -ista, -ismo, -ístico 

      Lopes, Patrícia Albertina (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      “O estudo sobre a formação lexical” constitui uma investigação que busca identificar características morfológicas da existência dos sufixos -ista, -ismo e -ístico concebida por Houaiss. Para as considerações gramáticas ...
    • Um estudo sobre o processo de mudança linguística de 'tipo', 'pior', 'xarope', 'agora' e 'ninguém merece' 

      Passos, Melina Wasem (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Partindo da premissa de que a língua se transforma conforme seus usuários dão a ela diferentes sentidos e novos padrões de uso, procuramos investigar o uso das palavras tipo, pior, xarope e agora e da expressão ninguém ...