• Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos 

      Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ...
    • Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais 

      Soares, Karine de Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ...
    • As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa 

      Machado, Milene Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ...
    • Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar 

      Susin, Camila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, ...
    • Subordinação e coordenação do período em redações de ensino médio 

      Jeffman, Michelle Santos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho discute aspectos relativos a problemas de estrutura do período encontrados em textos escolares – particularmente, discute os problemas que se referem ao mau emprego dos processos de subordinação e de coordenação. ...
    • Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino 

      Wichruk, Ivone (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ...
    • Tempos verbais irregulares : uma proposta de exercício 

      Rupp, Luís Eugênio Rolim (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda a temática dos verbos irregulares e tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de exercícios que terão como base as principais contribuições de gramáticos e de linguistas para ...
    • O texto dissertativo argumentativo no ensino médio 

      Silva, Cristiane Peres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ...
    • Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa 

      Bernardo, Bruna Amaral (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ...
    • Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos 

      Lukrafka, Tatiany Oleques (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ...
    • O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying 

      Serafin, Bárbara Luzia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ...
    • O uso do pretérito-mais-que-perfeito simples e composto : breve análise em textos jornalísticos 

      Fernandes, Glaucia Lisliane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar o uso do pretérito mais-que-perfeito, simples e composto, do indicativo em textos dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, observando seu emprego na língua escrita. O objetivo é verificar como ...
    • O valor semântico do prefixo 'em' em verbos parassintéticos análise de livros didáticos 

      Rodrigues, Alexsandro Costa (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Dentre a categoria geral dos verbos, há uma subclasse de formações parassintéticas formada por um pequeno conjunto de formas prefixais e sufixais. Entre essas formações, encontram-se os verbos iniciados pelo prefixo em-, ...
    • Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese 

      Lemos, Fernando Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...
    • A variação linguística no ensino de língua portuguesa 

      Ribeiro, Josela Veber (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão ou culta da língua portuguesa, porque usam no dia a dia a língua coloquial. Eles não estão habituados com a língua formal, sendo essas ...
    • Verbo tomar : polissemia e papéis temáticos 

      Merlo, Francieli Janaína (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência ...
    • Vertigem | Linguagem 

      Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira (2022) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente Projeto Curatorial contempla uma proposta expositiva que visa estabelecer diálogos entre os trabalhos produzidos na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) apresentando-os lado a lado ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...
    • X Bienal de São Paulo : uma análise sobre o boicote e a representação nacional em 1969 

      Castiel, Alice Vigil (2022) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo consiste em um estudo sobre a X Bienal de São Paulo de 1969, mais conhecida como Bienal do Boicote, que se notabilizou por ser uma mostra diferente do que já havia sido visto até o momento no Brasil em termos ...