• Critérios utilizados na escolha de softwares matemáticos: contraponto entre teoria e prática docente 

      Micheli , Nara Regina Abrantes (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias estão sendo incorporados à educação como formas diferenciadas de motivar alunos e professores para um efetivo e significativo processo de ensino-aprendizagem. No ensino ...
    • As identidades juvenis presente na EJA: como as tecnologias digitais podem trabalhar as dificuldades de aprendizagem 

      Tavella , Tania Maria (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho identifica à mudança de perfil dos alunos da modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos), tendo como propósito compreender e discutir a realidade na qual estão inseridos, entender os motivos que levam os ...
    • Uma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básica 

      Leite, Raquel Machado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos ...
    • Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem 

      Bianchi, Elisabete (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades ...
    • Tecnologias digitais na sala de aula : o uso do software Graphmatica como ferramenta pedagógica 

      Rico, Elda Tonin Mota (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa aborda a utilização de recursos digitais no ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. O objeto de estudo é a utilização do Software Graphmatica no estudo da Geometria Analítica na 3ª série do ...
    • Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas 

      Van de Zand, Evonete Dalla Corte (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. ...
    • O uso do vídeo : um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem 

      Araujo, Ivonete Sanchez de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem o objetivo de trazer o estudo do vídeo em sala de aula como um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem. Realizar uma coletânea de atividades para que sirva de sugestões aos educadores do nosso ...
    • O vídeo como ferramenta pedagógica 

      Mychaleyko, Tatiana Rita (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola ...
    • Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo 

      Klein, Jackson Adriano (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho procura contextualizar o uso de softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) no meio pedagógico como ferramentas que ampliam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é buscar uma ...