Rádio escolar na cultura digital : a hibridização em prol da aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades da rádio escolar hibridizada pelas novas tecnologias digitais e suas multilinguagens no processo de aprendizagem. Aborda características da cultura digital e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, as significações sociais e hibridizações da rádio com outras mídia ...
O presente trabalho, de cunho teórico, constitui-se em uma reflexão a respeito das relações entre a rádio escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a cultura digital, apresentando considerações sobre as potencialidades da rádio escolar hibridizada pelas novas tecnologias digitais e suas multilinguagens no processo de aprendizagem. Aborda características da cultura digital e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, as significações sociais e hibridizações da rádio com outras mídias, com enfoque na sua conexão com a internet. Inclui também contribuições pedagógicas da rádio escolar híbrida e as possibilidades nascidas das interconexões com a linguagem hipermídia e os princípios para a construção de um projeto de rádio escolar hipermídia. Finaliza, propondo uma perspectiva de rádio escolar hibridizada com as hipermídias e conectada à internet, em projeto educativo interdisciplinar que valoriza as inteligências múltiplas e comporta o uso das novas habilidades de aprendizagem, condizentes com a cultura digital. Conclui que a rádio escolar híbrida digital potencializa a construção de aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento da autonomia no aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License