Critérios utilizados na escolha de softwares matemáticos: contraponto entre teoria e prática docente
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias estão sendo incorporados à educação como formas diferenciadas de motivar alunos e professores para um efetivo e significativo processo de ensino-aprendizagem. No ensino matemático podemos notar que um amplo leque destes recursos, os softwares, são empregados, mas isto não é o suficiente, é preciso ir além, oferecendo formação adequada para o correto uso e seleção de critérios que envolvam essas escolhas. Diante disso, esta pesquisa quanti-qua ...
Os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias estão sendo incorporados à educação como formas diferenciadas de motivar alunos e professores para um efetivo e significativo processo de ensino-aprendizagem. No ensino matemático podemos notar que um amplo leque destes recursos, os softwares, são empregados, mas isto não é o suficiente, é preciso ir além, oferecendo formação adequada para o correto uso e seleção de critérios que envolvam essas escolhas. Diante disso, esta pesquisa quanti-qualitativa tem como objetivo, mostrar os critérios utilizados pelos docentes para escolha de softwares matemáticos através de um questionário respondido pelos professores além da análise de aspectos técnicos relacionados ao design e pedagógicos das diversas teorias de aprendizagem, fazendo um contraponto entre teorias e prática pedagógica, a fim de proporcionar a estes profissionais orientações para uma adequada e eficaz escolha. A partir dos resultados da pesquisa foi possível observar que os professores percebem a importância do uso de critérios para escolha de softwares e, sem formação específica, criam seus próprios métodos de seleção, baseados em suas experiências de sala de aula e estudos acadêmicos, na forma de “tentativa e erro”. Intuitivamente, também seguem as concepções e orientações técnicas de design como critérios avaliativos, buscando nos softwares qualidades relacionadas à ergonomia e usabilidade, atribuindo a estas, conceitos das três teorias de aprendizagem referenciadas no estudo (Construtivismo, Sócio-Interacionismo e Teoria da Aprendizagem Significativa). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License