• Criança, adolescente e percussão : uma análise etnográfica sobre ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente 

      Meira, Ana Isabel Goelzer (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o ensino e a aprendizagem da percussão por crianças e adolescentes na ONG Áfricanamente, localizada em um terreiro, em um bairro popular de Porto Alegre, e suas ...
    • Educação social : o que a prática nos traz 

      Rossato, Ivania Beatris Barduil (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo versa sobre o educador no CREAS/SL e o diálogo entre a educação social e a pedagogia. Através desse diálogo, buscaremos saber o que a prática nos mostra. Pra isso, algumas questões nos auxiliaram a pensar ...
    • A experiência artística como um processo pedagógico 

      Hamerski, Claudia Inês (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores ...
    • Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência 

      Flores, Marines dos Reis (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia tem por objetivo mostrar o trabalho realizado para um Grupo de Pintura em um espaço público, no Parque Alim Pedro, em Porto Alegre, de forma voluntária, por uma pessoa da comunidade que se dispôs a ensinar ...
    • Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul 

      Pedroso, Adriano Sempe (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões ...