Criança, adolescente e percussão : uma análise etnográfica sobre ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o ensino e a aprendizagem da percussão por crianças e adolescentes na ONG Áfricanamente, localizada em um terreiro, em um bairro popular de Porto Alegre, e suas relações com a cultura afro-brasileira. Na ONG existe um processo de educação musical não-formal onde a música está vinculada à religiosidade - o Batuque - e à cultura afro como um todo, existindo uma forte relação de identidade entre elas. Realizei um estudo de caso etnográf ...
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o ensino e a aprendizagem da percussão por crianças e adolescentes na ONG Áfricanamente, localizada em um terreiro, em um bairro popular de Porto Alegre, e suas relações com a cultura afro-brasileira. Na ONG existe um processo de educação musical não-formal onde a música está vinculada à religiosidade - o Batuque - e à cultura afro como um todo, existindo uma forte relação de identidade entre elas. Realizei um estudo de caso etnográfico em que os dados foram sendo construídos a partir de observação direta, observação participante, gravações em áudio e vídeo, entrevistas, análise de documentos, diários de campo e fotografias. Os resultados mostraram que a construção de saberes musicais nesse contexto caracterizam-se pelo ensino e aprendizado oral, onde se aprende música através da imitação facilitada pela socialização na cultura. As práticas músico-pedagógicas são organizadas através de conceitos e valores da própria comunidade, caracterizando uma etnopedagogia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License