Educação social : o que a prática nos traz
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo versa sobre o educador no CREAS/SL e o diálogo entre a educação social e a pedagogia. Através desse diálogo, buscaremos saber o que a prática nos mostra. Pra isso, algumas questões nos auxiliaram a pensar essa prática: Quem é o Educador/a que está inserido no CREAS? Qual é o caráter interventivo do Educador/a no CREAS/SL? Quais aportes teóricos são utilizados pelo Educador Social do CREAS/SL? Para responder a essas questões, aprofundamos alguns conceitos como: Contribuições da ...
O presente estudo versa sobre o educador no CREAS/SL e o diálogo entre a educação social e a pedagogia. Através desse diálogo, buscaremos saber o que a prática nos mostra. Pra isso, algumas questões nos auxiliaram a pensar essa prática: Quem é o Educador/a que está inserido no CREAS? Qual é o caráter interventivo do Educador/a no CREAS/SL? Quais aportes teóricos são utilizados pelo Educador Social do CREAS/SL? Para responder a essas questões, aprofundamos alguns conceitos como: Contribuições da educação social na assistência; participação cidadã; formação do educador; política e trabalho. Contribuíram para a construção deste estudo autores como: FREIRE (2002), GOHN (2010), GADOTTI (1983), LÜDKE E ANDRÉ (1988) entre outros. A metodologia configurou-se em um estudo de caso consolidados através de entrevistas semi-estruturadas. Alguns apontamentos sinalizados na análise: o educador que trabalha no CREAS/SL participante e atuante nesta política pública, caminha para além das atribuições, para além da assistência à equipe técnica, contribuindo, intervindo nos processos, promovendo ações, utilizando-se de metodologias voltadas aos princípios da cidadania, buscando resgatar como cidadãos e com os cidadãos, seus projetos de vida, respeitando o seu tempo, seus limites e acreditando que é possível uma educação social, voltada aos saberes populares, ainda que muitas vezes se deparem com as limitações do serviço, da política. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License