A experiência artística como um processo pedagógico
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões ref ...
Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License