• A construção da cidadania no meio rural 

      Silveira, Diego Guterres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho foi desenvolvido, a título de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, na modalidade à distância, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo trata da ...
    • Educação no/do campo 

      Lima, Marilu Franco de Abreu e (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho de conclusão teve como objetivo a implantação de uma pesquisa-ação em uma escola localizada na zona rural do município de Nova Santa Rita/RS em 2015. Após a constatação de que o trabalho desenvolvido ...
    • EJA : um campo em estudo 

      Olivo, Débora da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho busca argumentar em favor da efetivação da oferta da EJA no espaço do campo, a fim de identificar elementos que dificultam essa oferta, uma vez que ela não acontece na região mencionada neste trabalho, ...
    • Escola do campo e educação integral: concepções por meio do Programa Mais Educação 

      Nunes, Josiane Ferreira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho estudo as concepções que professores e funcionários têm sobre a Educação Integral desenvolvida por meio da ampliação do tempo escolar via Programa Mais Educação (PME). Este programa integra as ações de uma ...
    • Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural 

      Rocha, Carmen Lucia Vieira da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás ...
    • Formação de professores para o uso do computador e dos softwares educativos na educação do campo 

      Sulzbach, Liane Maria (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender sobre a formação dos professores que atuam nas Escolas do campo fazendo uso do computador e das tecnologias multimídia. O campo em sua estrutura, sempre foi ...
    • Formação dos monitores do Programa Mais Educação : dos caminhos trilhados às perspectivas de qualificação profissional 

      Martins, Ana Márcia (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo, desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea, versa sobre a formação dos monitores do Programa Mais Educação, bem como ...
    • Jogos pedagógicos digitais na educação do campo 

      Gheller, Silvete Teichmann (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade ...
    • Mídias na educação do campo: um novo olhar na práxis pedagógica 

      Rodrigues, Vanisse dos Santos Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva acerca da inclusão de recursos midiáticos na escola do campo, levando em consideração a ressignifição da identidade da juventude rural em meio às constantes transformações que ...
    • Organização estudantil : sustentabilidade na consolidação da gestão democrática 

      Bourscheid, Guilherme Mateus (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta produção tem origem na conclusão de curso em Gestão Escolar da UFRGS como requisito para o título de especialista em educação e teve como objetivo construir com o segmento alunos da comunidade escolar, através de uma ...
    • O uso integrado das mídias em turma multisseriada 

      Bonometti, Jaqueline (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O uso integrado das mídias na escola do campo torna-se fundamental diante da sociedade da informação. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a realidade da escola do campo e a possibilidade de integrar as ...