Mídias na educação do campo: um novo olhar na práxis pedagógica
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva acerca da inclusão de recursos midiáticos na escola do campo, levando em consideração a ressignifição da identidade da juventude rural em meio às constantes transformações que a escola evidencia. A partir de um estudo do planejamento didático de uma escola municipal de ensino fundamental, iniciou-se uma investigação acerca das questões inerentes às resistências dos profissionais da área de educação de incluir, no plano de estudos, metodologias nece ...
O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva acerca da inclusão de recursos midiáticos na escola do campo, levando em consideração a ressignifição da identidade da juventude rural em meio às constantes transformações que a escola evidencia. A partir de um estudo do planejamento didático de uma escola municipal de ensino fundamental, iniciou-se uma investigação acerca das questões inerentes às resistências dos profissionais da área de educação de incluir, no plano de estudos, metodologias necessárias à utilização das mídias em sala de aula. Partindo da constatação da realidade local e da questão norteadora optou-se pelo estudo de caso, como método de pesquisa, pois permite que a investigação preserve as características holísticas e significativas dos acontecimentos da vida real. (YIN, 2005). A coleta dos dados aconteceu mediante pesquisa, aplicação de questionários, realização de entrevistas e utilização da observação-participante durante uma qualificação realizada com os professores. A análise dos dados foi feita a partir do cruzamento das informações obtidas e todas entrelaçados com o referencial teórico. Participaram da pesquisa 42 (quarenta e dois) alunos, 08 (oito) professores, além da diretora e a supervisora escolar. O estudo mostrou que a prática pedagógica com uso dos recursos midiáticos promove a mediação, a autonomia, autoria e a colaboração. Também desperta a curiosidade e produção de conhecimentos, interatividade e coletividade. Assim, a escola passa a assumir sua função social auxiliando no processo de ressignificação de identidades e formação da realidade local. Sobretudo entende-se que os resultados permitiram uma reflexão sobre os critérios utilizados no processo de ensino-aprendizagem da escola rural, assim, como a busca por alternativas que contemple a cultura e as necessidades da comunidade local. A perspectiva é que essa pesquisa, somada a outros projetos e estudos, amplie a inclusão digital e social, principalmente, a consciência crítica dos profissionais da área de educação e estudantes. ...
Abstract
The work consists of a descriptive research about the inclusion of media resources in the countryside school, taking into account to redefine the identity of rural youth amid the constant changes that the school shows. From a study of educational planning in the Municipal Elementary School, began an investigation into the issues inherent resistance of professionals that work in the educacional area to in clude in the curriculum, a media methodologies required to use the in the classrom. Startin ...
The work consists of a descriptive research about the inclusion of media resources in the countryside school, taking into account to redefine the identity of rural youth amid the constant changes that the school shows. From a study of educational planning in the Municipal Elementary School, began an investigation into the issues inherent resistance of professionals that work in the educacional area to in clude in the curriculum, a media methodologies required to use the in the classrom. Starting from the observation of the local reality and the guiding question opted for the case study as a research method because it allows research preserve the holistic and meaningful characteristics of real events of life. (Yin, 2005). Data collection happened upon research, questionnaires, interviews and using participant observation during a qualifying realized with teachers. Data analysis was made from the crossing of information obtained and all intertwined with the theoretical framework. The participants were 42 (forty-two) students, 08 (eight) teachers, beyond the director and the school supervisor. The study showed that the pedagogical practice with use of media resources promotes mediation, autonomy, authorship and collaboration. Also arouses curiosity and knowledge production, interactivity and collectivity. So the school now assumes its social function helping in the reframing process of identity formation and the local reality. Above all it is understood that the results allowed a reflection on the criteria used in the teaching-learning process of rural school, as well as the search for alternatives that comtemplate the culture and local community needs. The expectation is that this research, in addition to other projects and studies, expand the digital and social inclusion, especially the critical awareness of education professionals and students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License