A construção da cidadania no meio rural
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido, a título de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, na modalidade à distância, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo trata da implementação de projetos voltados à área educacional, com alunos do 6º ao 9º ano em forma de oficinas, sendo elas: Horta Escolar, Relógio do Corpo Humano, Civismo e Jornal Escolar. Foi escolhida a escola polo - escola do campo - E.M.E.F. Cassiano José Moralles, localizada na ...
O presente trabalho foi desenvolvido, a título de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, na modalidade à distância, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo trata da implementação de projetos voltados à área educacional, com alunos do 6º ao 9º ano em forma de oficinas, sendo elas: Horta Escolar, Relógio do Corpo Humano, Civismo e Jornal Escolar. Foi escolhida a escola polo - escola do campo - E.M.E.F. Cassiano José Moralles, localizada na Coxilha das Figueiras, subdistrito do município de Encruzilhada do Sul, para a realização do PI no ano letivo de 2015. O objetivo principal do trabalho em questão, foi o de valorizar o meio rural através de oficinas que oportunizassem a inter-relação da teoria com a prática, além de promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas do currículo escolar. Para o embasamento teórico referido trabalho, foram escolhidos alguns autores, tais como: Carbello e Galina (2007), Libâneo (2005) e Martins (2001) que abordam em seus trabalhos o uso de projetos e oficinas. A criação dessas oficinas trouxe maior envolvimento dos alunos, pois os temas abordados nas aulas eram de interesse dos discentes, bem como tratavam da realidade e do meio em que estão inseridos. Por se tratar de um projeto previsto para todo o ano letivo, pode-se notar empenho, dedicação e entusiasmo com a maneira com que as oficinas são ministradas. Porém, com relação ao aprendizado, os educandos estão demonstrando adquirir conhecimentos específicos das oficinas escolhidas. Foram obtidos esses resultados através de comparativos com questionário feito no início do trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License