Educação no/do campo
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão teve como objetivo a implantação de uma pesquisa-ação em uma escola localizada na zona rural do município de Nova Santa Rita/RS em 2015. Após a constatação de que o trabalho desenvolvido não era direcionado, para esse tipo de escola, definiu-se como objetivo rever as práticas pedagógicas e o currículo aproximando-os da educação no/do campo. Para dar sustentação teórica para as reflexões decorrentes deste objetivo nos apoiamos em autores como: Azevedo e Mendonça ...
O presente trabalho de conclusão teve como objetivo a implantação de uma pesquisa-ação em uma escola localizada na zona rural do município de Nova Santa Rita/RS em 2015. Após a constatação de que o trabalho desenvolvido não era direcionado, para esse tipo de escola, definiu-se como objetivo rever as práticas pedagógicas e o currículo aproximando-os da educação no/do campo. Para dar sustentação teórica para as reflexões decorrentes deste objetivo nos apoiamos em autores como: Azevedo e Mendonça (s.d), Caldart (2000), Cury (2002, 2005 e 2007), Franco (2005), Gandin (1999), Paro (2012) e Veiga (2009), dentre outros. A principal dúvida consistiu em “como devemos trabalhar em uma escola do campo”? No desenvolvimento do Projeto de Intervenção implantamos a gestão democrática na escola, formando os Conselhos Escolares, onde se praticou um trabalho, com objetivo de ampliar os conhecimentos sobre educação do campo, juntamente com uma efetiva democratização dos atos procedidos dentro na escola. As ações desenvolvidas buscaram empreender, de forma gradual e constante, as mudanças que visavam à qualificação do aprendizado dos educandos do campo, respeitando seus saberes e revendo as práticas pedagógicas. Embora as dificuldades em contar com a participação da família na escola, buscamos propiciar diferentes momentos de trocas e participação entre toda a comunidade escolar, aproximando-os da instituição escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License