Contribuições do software GrafEq nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
este trabalho apresenta a descrição da elaboração e aplicação de uma proposta abordando o ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim com o auxílio do software GrafEq. O objetivo principal do projeto é favorecer a articulação algébrica e gráfica desta função, facilitando a compreensão entre a relação presente destas duas representações. A sequência didática foi aplicada com uma turma de segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Landell de Moura, localizado na cidade de Bento Gonçal ...
este trabalho apresenta a descrição da elaboração e aplicação de uma proposta abordando o ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim com o auxílio do software GrafEq. O objetivo principal do projeto é favorecer a articulação algébrica e gráfica desta função, facilitando a compreensão entre a relação presente destas duas representações. A sequência didática foi aplicada com uma turma de segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Landell de Moura, localizado na cidade de Bento Gonçalves- RS. A metodologia utilizada foi a da Engenharia Didática a fim de vincular a pesquisa com a prática docente e permitir a melhor organização do trabalho. A sequência de atividades teve como base a Teoria dos Níveis de Sofisticação do Desenvolvimento Cognitivo de Tall, a qual alia a tecnologia ao crescimento cognitivo em matemática. No que se refere às conclusões do trabalho, podemos destacar que o uso do software GrafEq é um recurso importante no auxílio da aprendizagem de função afim, principalmente na relação entre a representação gráfica e algébrica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License