Navegação Ciências Biológicas por Autor "Oliveira, Ana Paula Santellano de"
Resultados 1-16 de 16
-
Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
Ferreira, Lizzie de Fátima Pimentel (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química ... -
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências : uma estratégia para desenvolver o consumo consciente de embalagens
Carvalho, Vanessa Gaffree de (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como finalidade, desenvolver o consumo consciente de embalagens, utilizando uma metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou do original Problem-Based Learning (PBL), motivando ... -
Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
Waszak, Miriam Monteiro Borges (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa emerge a partir de um contexto em que o uso de tecnologia sempre foi um desafio em todas as áreas. Nesse momento de pandemia, os professores tiveram que se reinventar, trocando apostilas e lousas por ... -
Aulas de Ciências em tempos de pandemia : realizando o experimento do DNA de frutas
Silva, Vera Regina Schmitt Pires da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa tem o objetivo de identificar como a experimentação expositiva do DNA (Ácido Desoxirribonucleico) de frutas pode motivar os alunos nas aulas híbridas, analisando o uso de atividades diferenciadas e ... -
Busca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciências
Chitolina, Lisandra (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A sociedade vive em constante transformação e muitas formas de ensinar estão sendo repensadas. Alguns conteúdos, apesar de serem ministrados teoricamente não trazem uma aplicabilidade no contexto no qual o aluno está ... -
Importância do ensino por investigação na disciplina de Ciências por meio de uma sequência didática com a temática células
Caleffi, Tatiane Santos (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho possui como tema a importância da investigação no ensino de Ciências partindo do entendimento que o planejamento das aulas de ciências emerge por meio da dúvida, dos questionamentos, de argumentações, ... -
Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
Corrêa, Maiara Lenine Bakalarczyk (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio ... -
Reflexões sobre uma construção de herbário na escola : um aporte para as aulas no ensino fundamental
Machado, Márcio Andrade (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta monografia tem como finalidade incentivar os professores trabalharem o conteúdo de vegetais com um herbário escolar que serve de complemento e contribuição para o entendimento dos alunos de Ensino Fundamental. O ... -
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
Diehl, Luciana Schramm (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos ... -
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
Conceição, Rubia Pinto da Silva (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. ... -
Tem alguma palavra que envolve tudo? uma proposta de sequência didática sobre biodiversidade a partir da história de vida de Wangari Maathai
Gonçalves, Liv Ludwig (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A biodiversidade e sua conservação, além de ser uma temática central prevista no componente curricular para ensino de ciências, é extremamente relevante para o propósito de transformação social da educação. Com caráter ... -
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da ... -
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui ... -
O uso da ciência brasileira na educação em saúde : um relato reflexivo sobre o tema da vacinação no ensino fundamental
Cazzanelli, Paola (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A Educação em Saúde voltada à temática de vacinação justifica-se na emergência global do assunto, devido a pandemia vivenciada causada pelo vírus Sars-Cov-2 no ano de 2020. Com isso, torna-se necessário uma conscientização ... -
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
Silva, Valéria Goulart da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra ... -
Websites como fonte de materiais pedagógicos de ciências no ensino básico : análise da abordagem da temática sustentabilidade
Silveira, Mônica Hessel (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho partiu da constatação de que cada vez mais educadores e alunos recorrem a materiais digitais da internet para acessar conteúdos educacionais, considerando-se, ainda, que nem sempre websites de conteúdos ...