Websites como fonte de materiais pedagógicos de ciências no ensino básico : análise da abordagem da temática sustentabilidade
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho partiu da constatação de que cada vez mais educadores e alunos recorrem a materiais digitais da internet para acessar conteúdos educacionais, considerando-se, ainda, que nem sempre websites de conteúdos educativos preenchem critérios de qualidade e de confiabilidade de informações. Assim, verificando-se as lacunas existentes no olhar sobre a qualidade da produção e/ou veiculação de conteúdos pedagógicos disponíveis na internet, o presente trabalho teve como objetivo geral an ...
O presente trabalho partiu da constatação de que cada vez mais educadores e alunos recorrem a materiais digitais da internet para acessar conteúdos educacionais, considerando-se, ainda, que nem sempre websites de conteúdos educativos preenchem critérios de qualidade e de confiabilidade de informações. Assim, verificando-se as lacunas existentes no olhar sobre a qualidade da produção e/ou veiculação de conteúdos pedagógicos disponíveis na internet, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar a abordagem da temática Sustentabilidade em websites educativos de Ciências disponíveis à comunidade de professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha do tema se deve à sua relevância atual no panorama do Ensino de Ciências e sua articulação com a formação de um cidadão ecologicamente responsável. Para sua sustentação teórica e metodológica, realizou-se uma breve revisão dos temas: Mídias digitais no Ensino de Ciências e Avaliação de websites educativos. O desenho metodológico abrange uma análise qualitativa de seis websites educativos escolhidos entre os com maior número de acessos em outubro de 2021, que contemplassem ao menos um dos seguintes termos: Sustentabilidade, Consumo Sustentável, Desenvolvimento Sustentável. Foi aplicada uma ficha de análise adaptada a partir de autores como Carvalho (2006), entre outros. As análises realizadas demonstraram que a maioria dos sites apresenta deficiências em vários dos aspectos considerados importantes em materiais pedagógicos. Constatou-se reduzido uso de recursos multimodais, fato que surpreende quando consideramos a variedade de ferramentas e materiais ofertados nas mídias digitais na atualidade. Apesar de sua inserção no meio digital, os sites avaliados não ousam no aproveitamento de recursos para além do texto escrito. Ainda que bem estabelecida a potencialidade das ilustrações no ensino de Ciências, foi verificado um uso bastante restrito desses recursos. Em relação aos conteúdos, todas as plataformas apresentavam alguma defasagem ou anacronismo, o que compromete o uso dos materiais. Somado a isso, a inexistência de menção a fontes e referências, além da ausência da data de publicação do conteúdo em cinco dos seis websites avaliados compromete ainda mais a utilização para fins pedagógicos. Espera-se que as informações aqui apresentadas contribuam para a elaboração de propostas pedagógicas de Ciências nos anos finais do ensino fundamental que, ao utilizarem websites como fontes de consulta e práticas em aulas, se detenham numa reflexão crítica em relação à consistência e articulação de seus conteúdos e à qualidade e adequação das suas formas de apresentação no espaço virtual. ...
Abstract
The present work started from the observation that a large number of educators and students are using digital internet materials to access educational content, considering that educational content websites do not always fulfill criteria of quality and reliability of information. Verifying the existing gaps in the view on the production quality and/or dissemination of pedagogical content available on the internet, the present work had as general objective to analyze the approach of Sustainabilit ...
The present work started from the observation that a large number of educators and students are using digital internet materials to access educational content, considering that educational content websites do not always fulfill criteria of quality and reliability of information. Verifying the existing gaps in the view on the production quality and/or dissemination of pedagogical content available on the internet, the present work had as general objective to analyze the approach of Sustainability contentes in Science educational websites available to teachers community of elementary school. The choice of the theme is due to its current relevance in the Science Teaching panorama and its articulation with the formation of an ecologically responsible citizen. For its theoretical and methodological support, a brief review was carried out: Digital media in Science Teaching and Evaluation of educational websites. The methodological design encompasses a qualitative analysis of six educational websites chosen among those with the highest number of accesses in October 2021, which included at least one of the following terms: Sustainability, Sustainable Consumption, Sustainable Development. An analysis form adapted from previous researchs (Carvalho, 2006 - among others), was applied. The analyzes carried out showed that most sites have deficiencies in several of the aspects considered important in teaching materials. There was a reduced use of multimodal resources, a fact that is surprising when we consider the variety of tools and materials offered in digital media today. Despite their insertion in the digital context, the sites evaluated do not dare to take advantage of resources beyond the written text. Although the potential of illustrations in the teaching of Science is well established, a very restricted use of these resources was verified. Regarding content, all platforms had some delay or anachronism, which compromises the use of materials. Added to this, the lack of mention of sources and references, in addition to the absence of the date of publication in five of the six websites evaluated, also compromises its use for educational purposes. It is expected that the information presented here contribute to the development of pedagogical proposals for Science in the final years of elementary school that, by using websites as sources of consultation and practices in classes, focus on a critical reflection on the consistency and articulation of their content and the quality and adequacy of their ways of presentation on the virtual space. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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