Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Reflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões ...
O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa. ...
Abstract
This study aimed to present reflections on situations experienced on performing educational activities (games about garbage), reporting the impressions of the teacher and students about the motivation and learning of the students. The activity was executed on an Elementary Public School in Canoas city, Rio Grande do Sul/Brazil during the Science classes with the final years of elementary education. The resource used to collect data on students' impressions at the end of the activities was a fin ...
This study aimed to present reflections on situations experienced on performing educational activities (games about garbage), reporting the impressions of the teacher and students about the motivation and learning of the students. The activity was executed on an Elementary Public School in Canoas city, Rio Grande do Sul/Brazil during the Science classes with the final years of elementary education. The resource used to collect data on students' impressions at the end of the activities was a final structured questionnaire and free writing of their personal impressions of the activity performed. The teacher concluded her study by making a narrative reflection on the results obtained and observed at the end of this pedagogical intervention, based on her and students' perceptions of the proposed theme. The results obtained with the performance of the activity demonstrated that the games achieved the objectives proposed in this work, fulfilling their objective in teaching-learning efficiently and reinforcing their potential use as a pedagogical tool, being a great ally in the teaching process and showing up as a promising pedagogical component for Science classes. It was observed and verified in this pedagogical intervention, interest, enthusiasm, motivation and satisfaction in carrying out the activities, which resulted in significant learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License