Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio cotidiano. A escolha por imagens surge da realidade atual em que metade dos estudantes permanece no ensino remoto e tem baixa adesão às propostas de atividades experimentais. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado em estudantes do ...
A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio cotidiano. A escolha por imagens surge da realidade atual em que metade dos estudantes permanece no ensino remoto e tem baixa adesão às propostas de atividades experimentais. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Santo Antônio das Missões-RS. Os estudantes foram orientados a trabalhar com a observação, levantamento de hipóteses e interpretação de um experimento de ciências sobre transpiração por meio de imagens, em uma tentativa de aproximá-los da sua relação com outros conceitos científicos para desafiá-los a pensar/criar algum experimento. Foi possível perceber que a observação dos resultados do experimento, mesmo que por fotos, contribuíram no entendimento do fenômeno ocorrido, sendo uma opção a utilização de imagens quando a realização de experimentos for comprometida. Boa parcela dos estudantes conseguiu relacionar o fenômeno da transpiração com outros, ainda que, uma parte deles não tenha conseguido explicar como estariam presentes em seu cotidiano. Entretanto, a expressiva maioria das estudantes não conseguiu ou tentou propor algum outro experimento a partir das relações feitas. ...
Abstract
The research aimed to investigate the interpretive capacity of experiments through the image analysis, encouraging the observation of physical/chemical/ecological concepts and relating them to their own daily life. The choice for images arises from the reality that half of the students remain in remote education and have low adherence to experimental activities proposals. The methodological approach is quali-quantitative, using a questionnaire that was applied to students in the 9th grade of pu ...
The research aimed to investigate the interpretive capacity of experiments through the image analysis, encouraging the observation of physical/chemical/ecological concepts and relating them to their own daily life. The choice for images arises from the reality that half of the students remain in remote education and have low adherence to experimental activities proposals. The methodological approach is quali-quantitative, using a questionnaire that was applied to students in the 9th grade of public elementary school in the municipality of Santo Antônio das Missões-RS. Students were guided to work with observation, raising hypotheses and interpreting an experiment through images, in an attempt to bring them closer to their relationship with other scientific concepts to challenge them to think/create an experiment. It was possible to notice that the observation of the results of the experiment, even if by photos, have contributed to the understanding of the phenomenon that occurred Therefore, to use images when the performance of experiments is compromised is a good option. A fair number of students were able to relate the phenomenon of sweating to others, although a part of them was unable to explain how they would be present in their daily lives. However, most of the students could not neither tried to propose an experiment based on the relationships made. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License