Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho tido como normal de aprender, focam-se os movimentos e as travessias realizadas pelo professor na construção do trabalho escolar. Como campo de estudo, aborda uma experiência realizada com um grupo de professores, ocorrida em uma instituição de educação infantil e de ensino funda ...
A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho tido como normal de aprender, focam-se os movimentos e as travessias realizadas pelo professor na construção do trabalho escolar. Como campo de estudo, aborda uma experiência realizada com um grupo de professores, ocorrida em uma instituição de educação infantil e de ensino fundamental na região metropolitana do RS, entre os anos 2006 e 2012. As memórias, as cenas e as narrativas foram resgatadas, sistematizadas e transformadas em texto intitulado Diário de Viagem. São analisados especialmente os enunciados de quatro professores em relação aos referidos alunos. O argumento, tecido sob forma de ensaio, contempla o diálogo entre a Educação Especial, a Psicanálise, as proposições de Roland Barthes sobre a leitura e a literatura de Italo Calvino, Se um viajante numa noite de inverno. Frente aos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura, considerada como travessia, realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída, descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas. ...
Abstract
This dissertation presented as a requirement for the Master’s Program in Education discusses the need for continuous teacher training regarding the education of students with special needs. When facing students who question and challenge educational actions by presenting learning styles that differ from those considered standard, we have focused on movements and paths chosen by educators in their practice. As a study field, it presents an experiment done with a group of educators from an instit ...
This dissertation presented as a requirement for the Master’s Program in Education discusses the need for continuous teacher training regarding the education of students with special needs. When facing students who question and challenge educational actions by presenting learning styles that differ from those considered standard, we have focused on movements and paths chosen by educators in their practice. As a study field, it presents an experiment done with a group of educators from an institution where both Children’s and Elementary Education levels are offered. It is located in the metropolitan region of the Brazilian state of Rio Grande do Sul, between 2006 and 2012. The memories, the scenes and the narratives have been dutifully evoked, systematized and recorded in writing, which has originated the Diário de Viagem (Travel Log). The considerations made by four teachers on the referred students have been analyzed in detail. The argument, which has been shaped and organized as an essay, looks upon the communication established among Education for Special Needs, Psychoanalysis, Roland Barthes’s propositions on Reading and Italo Calvino’s work, namely Se um viajante numa noite de inverno (Se una note d'inverno un viaggiatore). Considering the (mis)matchings involving educators and students with special needs, we have sought to pursue a path that shows us that an educator’s work derives from reading as a craft. The act of reading, herein compared to a crossing, takes place at three different times and from three different perspectives: the encounter with an immobilizing disharmony that leads to a technicist reading; traveling through the confrontation with the bizarre and reaching deconstructed and discontinuous reading, which enables the construction of pedagogical practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
Este item está licenciado na Creative Commons License