Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin
Visualizar/abrir
Data
2000Autor
Tipo
Resumo
O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais ...
O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais “culturais”, apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os “tipos” de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica. ...
Contido em
Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 21, n. 73 (dez. 2000), p. 71-78
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Humanas (7225)
Este item está licenciado na Creative Commons License