Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin

View/ Open
Date
2000Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais ...
O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais “culturais”, apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os “tipos” de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica. ...
In
Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 21, n. 73 (dez. 2000), p. 71-78
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42434)Humanities (7377)
This item is licensed under a Creative Commons License
