O uso da tecnologia no ensino da Arte
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho aborda o uso da tecnologia no ensino da arte, bem como perceber a motivação dos estudantes nesse processo. Sendo a arte parte de todas as transformações sociais não poderia estar fora dos avanços tecnológicos dentro e fora da escola o que justifica a indagação a cerca da soma entre arte, escola e tecnologia cujos objetivos são o de perceber se podem desenvolver a criatividade e motivação dos estudantes. Com esse foco desenvolveu-se, de forma qualitativa, um estudo de caso co ...
O presente trabalho aborda o uso da tecnologia no ensino da arte, bem como perceber a motivação dos estudantes nesse processo. Sendo a arte parte de todas as transformações sociais não poderia estar fora dos avanços tecnológicos dentro e fora da escola o que justifica a indagação a cerca da soma entre arte, escola e tecnologia cujos objetivos são o de perceber se podem desenvolver a criatividade e motivação dos estudantes. Com esse foco desenvolveu-se, de forma qualitativa, um estudo de caso com estudantes da educação básica no ensino de artes. O trabalho foi realizado com a oitava série de uma escola de Cacequi interior do RS, composta por vinte estudantes os quais foram observados em duas etapas diferentes de trabalho, uma de criação de um produto sem o uso do computador outra de elaboração de um trabalho publicitário com o uso do computador, em ambas etapas foram observados e questionados onde observou-se se o uso do computador de fato motiva e propicia novas formas de desenvolver a criatividade gerando novas possibilidades de conhecer e fazer arte com tecnologia. ...
Abstract
The present work deals with the use of technology in the teaching of art, as well as understand the motivation of the students in the process. Being the art part of all social transformations could not be out of technological advances within and outside of school what justifies the quest about the sum between art, technology and school whose objectives are to realize if they can develop the creativity and motivation of students. With this focus evolved, qualitatively, a case study with students ...
The present work deals with the use of technology in the teaching of art, as well as understand the motivation of the students in the process. Being the art part of all social transformations could not be out of technological advances within and outside of school what justifies the quest about the sum between art, technology and school whose objectives are to realize if they can develop the creativity and motivation of students. With this focus evolved, qualitatively, a case study with students of basic education in arts education. The work was done with the eighth grade, a school of Cacequi, RS, consisting of twenty students which were observed in two different stages of work, a creation of a product without the use of another computer for a commercial job with computer use, in both stages were observed and questioned where it was observed that the use of computer in fact motivates and encourages new ways to develop creativity by generating new opportunities to meet and make art with technology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License