Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Cintiapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Angelita da Rocha Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95933pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleEspaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saberpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples