Um estudo sobre o uso de novas tecnologias na educação
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A presente monografia constitui-se em um estudo teórico a respeito da utilização de novas tecnologias na educação visando uma transformação no processo de ensinoaprendizagem. Inicialmente, apresenta as modificações ocorridas na sociedade em decorrência da revolução tecnológica. Mais especificamente, discute novos modelos de comportamento de atores fundamentais no processo educacional: alunos, professores e escola. Tal discussão é realizada à luz do contexto nacional. A seguir, discute o novo pa ...
A presente monografia constitui-se em um estudo teórico a respeito da utilização de novas tecnologias na educação visando uma transformação no processo de ensinoaprendizagem. Inicialmente, apresenta as modificações ocorridas na sociedade em decorrência da revolução tecnológica. Mais especificamente, discute novos modelos de comportamento de atores fundamentais no processo educacional: alunos, professores e escola. Tal discussão é realizada à luz do contexto nacional. A seguir, discute o novo papel que deve ser assumido pelo professor para que novas tecnologias sejam introduzidas no ambiente escolar e apresentem resultados significativos na melhoria da qualidade da educação. Por último apresenta possibilidades tecnológicas atualmente utilizadas para motivar alunos e professores e potencializar as aprendizagens: ambientes virtuais de aprendizagem, espaços de colaboração e comunicação, e objetos de aprendizagem. Conclui-se que a adoção de novas tecnologias é um elemento essencial na melhoria da qualidade da educação brasileira. No entanto, esta melhoria não se dá pela simples utilização de computadores, softwares e redes. Exige que o seu uso seja orientado por professores capacitados e que seja coerente com o projeto político pedagógico das instituições de ensino. ...
Abstract
This monograph constitutes a theoretical study about the use of new technologies in education towards a transformation in the teaching-learning process. Initially, presents the changes in society that occurred as a result of the technological revolution. More specifically, we discuss new types of behavior of key players in the educational process: students, teachers and school. This discussion is conducted in the light of the national context. The following discusses the new role to be assumed ...
This monograph constitutes a theoretical study about the use of new technologies in education towards a transformation in the teaching-learning process. Initially, presents the changes in society that occurred as a result of the technological revolution. More specifically, we discuss new types of behavior of key players in the educational process: students, teachers and school. This discussion is conducted in the light of the national context. The following discusses the new role to be assumed by the teacher so that new technologies are introduced in the school environment and provide significant results in improving the quality of education. Finally presents technological possibilities currently used to motivate students and teachers and enhance the learning: virtual learning environments, collaborative spaces and communication, and learning objects. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License