Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchmitt, Marcelo Augusto Rauhpt_BR
dc.contributor.authorBenatto, Cleusa Simone Gaiardopt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95772pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia constitui-se em um estudo teórico a respeito da utilização de novas tecnologias na educação visando uma transformação no processo de ensinoaprendizagem. Inicialmente, apresenta as modificações ocorridas na sociedade em decorrência da revolução tecnológica. Mais especificamente, discute novos modelos de comportamento de atores fundamentais no processo educacional: alunos, professores e escola. Tal discussão é realizada à luz do contexto nacional. A seguir, discute o novo papel que deve ser assumido pelo professor para que novas tecnologias sejam introduzidas no ambiente escolar e apresentem resultados significativos na melhoria da qualidade da educação. Por último apresenta possibilidades tecnológicas atualmente utilizadas para motivar alunos e professores e potencializar as aprendizagens: ambientes virtuais de aprendizagem, espaços de colaboração e comunicação, e objetos de aprendizagem. Conclui-se que a adoção de novas tecnologias é um elemento essencial na melhoria da qualidade da educação brasileira. No entanto, esta melhoria não se dá pela simples utilização de computadores, softwares e redes. Exige que o seu uso seja orientado por professores capacitados e que seja coerente com o projeto político pedagógico das instituições de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph constitutes a theoretical study about the use of new technologies in education towards a transformation in the teaching-learning process. Initially, presents the changes in society that occurred as a result of the technological revolution. More specifically, we discuss new types of behavior of key players in the educational process: students, teachers and school. This discussion is conducted in the light of the national context. The following discusses the new role to be assumed by the teacher so that new technologies are introduced in the school environment and provide significant results in improving the quality of education. Finally presents technological possibilities currently used to motivate students and teachers and enhance the learning: virtual learning environments, collaborative spaces and communication, and learning objects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleUm estudo sobre o uso de novas tecnologias na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912388pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem