Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
dc.contributor.advisor | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Quim, Osmar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T02:06:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95761 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa nasceu com o objetivo de investigar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação, professores iniciantes, egressos do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. A partir da inserção na área da informática educativa, observou-se que a informática é utilizada em sala de aula vinculada à vertente tradicional do ensino, sendo o computador visto apenas como um novo suporte aos conteúdos escolares. Partindo dessa observação inicial, considerou-se importante identificar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação mobilizados em sua prática diária. Tendo como escopo a relação entre informática e educação, manteve-se presente a ideia de que a inserção da informática na escola e nos currículos escolares deve ser pensada a partir de uma prática pedagógica renovada, entendida como construtivista. As dificuldades encontradas na formação dos professores para a utilização da informática na escola sugere que o licenciado em computação seria o profissional mais qualificado para essa empreitada. Definidos os sujeitos da pesquisa e a metodologia clínica piagetiana como referência, realizaram-se três momentos complementares na coleta de dados. O primeiro, denominado de entrevista exploratória, constitui-se de uma entrevista semiestruturada, pela qual buscou-se identificar as concepções dos licenciados em computação em relação ao planejamento, aluno, professor, aprendizagem, avaliação e teoria. No segundo momento foram observadas as aulas dos licenciados selecionados num total variável entre seis a doze aulas de cada sujeito. O terceiro momento, a entrevista final, foi realizado tomando como referência os momentos anteriores com o objetivo de esclarecer ou complementar as informações obtidas. As análises dos dados foram realizadas a partir da teoria construtivista piagetiana, trazendo a colaboração de diversos autores que discutem o construtivismo como prática pedagógica passível de ser realizada nas escolas. Na primeira parte das análises, denominada de introdução, buscou-se proporcionar uma visão geral da prática dos licenciados em computação. Na segunda, foram realizadas as análises, que tiveram como referência os temas previamente definidos no roteiro de entrevista, aproximando os dados mais recorrentes e apresentando o relato de situações observadas em sala de aula. Após o cruzamento dos dados pode-se afirmar que os licenciados em computação apresentam, em seus discursos, concepções de teorias pedagógicas, entretanto, na prática apresentam uma pedagogia marcadamente diretiva. Em relação à utilização do computador, os licenciados utilizam-no esporadicamente com os alunos e de uma maneira bastante tecnicista. O computador é utilizado também para descomplicar o trabalho docente na preparação das aulas em slides, a fim de dar agilidade à aula e, segundo os sujeitos, prender a atenção dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research at first aimed to investigate the pedagogical knowledge of Computer Science graduates, beginning teachers, egresses of Computer Science graduation course of Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. Starting from the insertion in computer education, it was observed that the computer is used in the classrooms linked to a traditional way of teaching, being the computer just a new tool support to school contents. Since this initial observation it was considered relevant to identify the pedagogical knowledge of graduates in Computer Science mobilized in their daily practice. Based on the relationship between informatics and education, it was kept the idea that the insertion of computing in schools and into the curriculum should be thought since a renewed pedagogical practice known as constructivist. The difficulties found in the teacher‟s formation relating to the use of informatics in schools suggest that the graduates in Computer Science would be the most appropriated expertise in the field. Defined the research subjects and the Piagetian clinical methodology as reference it was done three complementary moments in order to collect the data. The first moment, named exploratory interview, was a semi structure interview, which aimed to identify the conceptions of graduates in Computer Science relating to planning, student, teacher, teaching, evaluation and theory. The second moment the classes of the graduates selected in a total variable of six to twelve classes of each subject were observed. The third moment, a final interview, was done having as reference the previous moments aiming to clarify or complement the obtained information. The analyses of data were done based on Piagetian constructivist theory, with the collaboration of other authors who discuss constructivism as a pedagogical practice possible to be done in schools. The first part called introduction, it was proposed a practice general overview of Computer Science graduates. The second part the analyses were done, having as references the issues previously defined in the interviews, approximating the most recurrent data and presenting the situations observed into the classrooms. After crossing the data it was possible to affirm that the graduates in Computer Science present in their discourses, conceptions of pedagogical theories, therefore in their daily practice present a notably directive pedagogy. Relating to the use of computer, the graduates seldom use them with the students and basically in a technical manner. The computer is also used to make the teacher‟s work easier to prepare classes and slides, in order to accelerate classes and according to the subjects get the attention of the students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Computer science | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Constructivism | en |
dc.title | Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum guidelines for basic education of Mato Grosso : analysis of policies as text and discourse | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918522 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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