Vídeo : tecnologia motivadora na aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta monografia, de cunho teórico, trata do uso do vídeo como instrumento motivador da aprendizagem, meio de comunicação formador de opinião e/ou influenciador dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso das TIC’s nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência, riqueza de possibilidades educativas que oferecem e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Discute o conceito de sociedade tecnológica ou sociedade da informação/digital e os novos pa ...
Esta monografia, de cunho teórico, trata do uso do vídeo como instrumento motivador da aprendizagem, meio de comunicação formador de opinião e/ou influenciador dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso das TIC’s nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência, riqueza de possibilidades educativas que oferecem e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Discute o conceito de sociedade tecnológica ou sociedade da informação/digital e os novos paradigmas que apresenta frente ao avanço das tecnologias. Trata do uso do vídeo na educação escolar e as mudanças que este novo aluno, nativo digital/homo zappiens, requer do professor e da escola. Trata do uso do vídeo em sala de aula como uma ferramenta auxiliar, motivadora à aprendizagem dos alunos. Além disso, apresenta diversas possibilidades de utilização do vídeo em sala de aula, reflexões quanto ao seu uso , suas categorias, usos adequados e inadequados. Finaliza apresentando o vídeo digital, que acrescenta novas possibilidades antes impensadas, transformando o vídeo mais interativo, característica inexistente em outras gerações de vídeo e limitadoras para propostas educacionais mais alinhadas com perspectivas de construção cooperativa e de autoria envolvendo os alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License