Vídeo : tecnologia motivadora na aprendizagem
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Esta monografia, de cunho teórico, trata do uso do vídeo como instrumento motivador da aprendizagem, meio de comunicação formador de opinião e/ou influenciador dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso das TIC’s nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência, riqueza de possibilidades educativas que oferecem e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Discute o conceito de sociedade tecnológica ou sociedade da informação/digital e os novos pa ...
Esta monografia, de cunho teórico, trata do uso do vídeo como instrumento motivador da aprendizagem, meio de comunicação formador de opinião e/ou influenciador dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso das TIC’s nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência, riqueza de possibilidades educativas que oferecem e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Discute o conceito de sociedade tecnológica ou sociedade da informação/digital e os novos paradigmas que apresenta frente ao avanço das tecnologias. Trata do uso do vídeo na educação escolar e as mudanças que este novo aluno, nativo digital/homo zappiens, requer do professor e da escola. Trata do uso do vídeo em sala de aula como uma ferramenta auxiliar, motivadora à aprendizagem dos alunos. Além disso, apresenta diversas possibilidades de utilização do vídeo em sala de aula, reflexões quanto ao seu uso , suas categorias, usos adequados e inadequados. Finaliza apresentando o vídeo digital, que acrescenta novas possibilidades antes impensadas, transformando o vídeo mais interativo, característica inexistente em outras gerações de vídeo e limitadoras para propostas educacionais mais alinhadas com perspectivas de construção cooperativa e de autoria envolvendo os alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License