A utilização do objeto de aprendizagem Poly 1.11 no ensino significativo da Relação de Euler
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta monografia apresenta a aplicação e análise do impacto de uma prática educativa utilizando o objeto de aprendizagem Poly 1.11, no ensino da Relação de Euler em prol da Aprendizagem Significativa, baseada em aportes teóricos de D’Ambrósio. De caráter experimental, tem como campo de estudo uma escola pública do Vale do Taquari, com alunos de 3º ensino médio noturno e visa apresentar a importância da inserção de recursos tecnológicos no meio escolar. Usam-se como instrumento, a coleta de dados ...
Esta monografia apresenta a aplicação e análise do impacto de uma prática educativa utilizando o objeto de aprendizagem Poly 1.11, no ensino da Relação de Euler em prol da Aprendizagem Significativa, baseada em aportes teóricos de D’Ambrósio. De caráter experimental, tem como campo de estudo uma escola pública do Vale do Taquari, com alunos de 3º ensino médio noturno e visa apresentar a importância da inserção de recursos tecnológicos no meio escolar. Usam-se como instrumento, a coleta de dados, questionários semiestruturado para captar as concepções dos alunos e neste sentido valorizar seus argumentos para a ocorrência de Aprendizagem Significativa. Percebeuse a importância da visualização dos poliedros para a compreensão do conceito de arestas, vértices e faces bem como a utilização desses conceitos na dedução da fórmula matemática da relação de Euler. ...
Abstract
This monograph presents the application and analysis of the impact of an educational practice using the learning object Poly 1.11, teaching ratio Euler in favor of Meaningful Learning, based on theoretical contributions from D'Ambrosio. Character of experimental, has as a field of study a public school in the valley of Tabai, with students from 3 high school night and aims to present the importance of the integration of technology resources within the school environment. It is used as an instru ...
This monograph presents the application and analysis of the impact of an educational practice using the learning object Poly 1.11, teaching ratio Euler in favor of Meaningful Learning, based on theoretical contributions from D'Ambrosio. Character of experimental, has as a field of study a public school in the valley of Tabai, with students from 3 high school night and aims to present the importance of the integration of technology resources within the school environment. It is used as an instrument, data collection, questionnaires semistructured to capture the ideas of the students and in this sense value its arguments for the occurrence of significant learning. They realized the importance of viewing the polyhedra for understanding the concept of edges, vertices and faces as well as the use of these concepts in deduction of the mathematical formula of the relationship of Euler. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License